domingo, 22 de setembro de 2013

A TAL SUPERVALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Mais esperneios em defesa dos devaneios de uma noite de verão

No blog do Movimento tivemos recentemente um debate bastante acalorado com alguns defensores da ampliação do Leite Lopes. Debates são sempre muito produtivos.

Num programa de rádio (CBN) um dos lideres da Associação de Moradores citou que a ampliação do Leite Lopes gerou a desvalorização dos imóveis localizados no seu entorno. Esta declaração desconstrói por completo aquilo que o Movimento chama de Papai Noel Leite Lopes, que a propaganda enganosa tenta impingir no coletivo de que esse empreendimento será muito vantajoso para a população do entorno do Leite Lopes.

Logo a indignação dos defensores do Leite Lopes explodiu. Como assim, desvalorizou? E começam a dar exemplos de grandes valorizações imobiliárias. Valorizações que até induziram à construção de 5  galpões (!!!) nas margens da Anhanguera  a dois quilômetros do Leite Lopes, conforme reportagens publicadas em jornal local e em outra reportagem essa valorização leitelopiana atingiu até 5 km de distância! A essa distância, é claro, não é entorno porque já é o outro lado da cidade. O centro está a 5 km do Leite Lopes.

Essas reportagens tentavam convencer  que essa estupenda valorização tinha  por causa exclusiva o Leite Lopes e o futuro Terminal Alfandegado e, por uma “estranha” coincidência, durante uma fase em que a prefeitura local questionava o Governo do Estado e a empresa que vai explorar esse Terminal de Cargas no Leite Lopes, da demora na sua construção terminal. Essa demora estava – vejam só! – atrapalhando o desenvolvimento da cidade.

O Movimento demonstrou que houve uma forte valorização imobiliária em geral na cidade mas devido ao aumento de ofertas de empreendimentos, conforme estatísticas da ARISP[i], entidade séria, e que a procura por áreas para construir galpões logísticos não se deve ao Leite Lopes mas sim à proximidade da Anhanguera e de seu entroncamentos rodoviário e que o movimento de cargas do Leite Lopes é insignificante perante o volume transportado que, na verdade, não carrega nem meia dúzia de  caminhões, quanto mais encher um galpão logístico.

Essa demonstração não convenceu  um  internauta defensor da ampliação do Leite Lopes, que fez o seguinte comentário:

Um ponto é certo, Ribeirão todinha de Norte a Sul, de Leste a Oeste e a Via Anhanguera de Cravinhos até Orlândia ok?? de tudo isso aí, somente na Via Ananguera, nas imediações do aeroporto (que está bem ao lado),é que está acontecendo essa procura de terrenos para galpões, somente quem não quer entender não irá associar a presença do aeroporto nesta combinação.

Se Ribeirão tem diversas rodovias, todas reunidas por um anel viário e com muitos terrenos vagos, com fácil acesso ao Leite Lopes, porque é que esses galpões somente têm demanda na Anhanguera? O próprio comentário é claro: porque é exatamente e tão somente na Via Anhanguera, sem qualquer influência do  Leite Lopes. Ao longo da Anhanguera, até S. Paulo existem muitos condomínios de galpões logísticos. Serão também por influência do Leite Lopes?

Como a realidade é dura quando se derruba devaneios, o esperneio é grande.

É o mesmo quando tentamos convencer  uma criança que Papai Noel não existe: o Papai Noel Leite Lopes é uma farsa, e faz parte de um elenco de afirmações para tentar manipular a opinião publica dos atingidos pela ampliação do Leite Lopes na tentativa de convencê-los que serão eles os beneficiados e não a empresa interessada em explorar o Terminal, além do interesse demagógico e ideológico do Governo do Estado ao qual se soma a vertente midiática de um governo municipal incompetente.

O empenho da atual administração municipal defendendo a ampliação do Leite Lopes em lugar de sua obrigação de defender os interesses de Ribeirão  exigindo a construção de um novo aeroporto, ficam a cada dia mais escancarados da sua incompetência e da sua subserviência aos interesses que ajudaram na sua eleição.

Tanto assim é que foram cobrar: no dia 19/09/2013, representantes da  CIESP* foram reclamar junto à prefeitura, da demora na liberação das obras de ampliação do leite Lopes porque – oh coisa horrorosa!!! – porque deixaram de faturar mais de um bi de Reais nestes últimos 5 anos!!!

Este é o verdadeiro interesse desse núcleo empresarial: o lucro deles, não importa a que custo para a cidade e para o seu futuro.

A propósito: oportuno lembrar que há 5 anos atrás, quando o EIA RIMA (o terceiro) foi derrubado e aparentemente encerrado o caso “ampliação do Leite Lopes”, foi tempo mais que suficiente para se construir um novo aeroporto onde provavelmente haveria uma licitação para construir um terminal tendo disponível uma pista adequada ao movimento de cargas aéreas de grande porte.

E, nesse caso, quem estaria interessado em operar cargas num Leite Lopes com pista suficiente apenas para operar uma aviação cargueira meia-boca, tendo um aeroporto cargueiro de verdade, disponível logo ali ao lado?

Temos a impressão que um novo aeroporto irá atrapalhar os interesses empresariais de alguns grupos econômicos.

POVO ESCLARECIDO  JAMAIS SERÁ ILUDIDO

Congonhas em Ribeirão, Não!
                 
Leite Lopes com outro uso (alternativo):
sem ampliação e sem desapropriação

Novo aeroporto em nova área já!





[i] ARISP Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de S. Paulo, que representa os Cartórios de Registro de Imóveis.
 CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo),

9 comentários:

  1. Porque foi desconsiderada a reportagem que descrevia a valorização dos imóveis no entorno do Leite Lopes ? Existe até um mapa indicando o aeroporto com uma flecha sobre ele dizendo quanto era e quanto está o m2 na região. Fora isso é só consultar as imobiliárias de renome da cidade para comprovar esse valor; o resto é conversa para boi dormir. Eu falo com provas, vocês ficam no desvaneio político.

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  3. ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL “A CIDADE” - CADERNO ECONOMIA
    DIA 20 DE JANEIRO DE 2013


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  5. Uma estimativa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgada na última quinta-feira (19) aponta que o terminal de cargas do aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto deve movimentar anualmente o correspondente a U$ 1 bilhão em transações comerciais pelos próximos cinco anos.

    Mesmo com o valores levantados, muitos empresários estão preocupados com o andamento das obras no aeroporto, e de acordo com o Ciesp é necessário que o cronograma não seja afetado por conta do período eleitoral. “Nosso objetivo é que o cronograma seja cumprido e a licitação da obra seja feita ainda este ano. Desta maneira, seriam evitados atrasos e prejuízos aos empresários, que dependem da decisão para investimentos logísticos, inclusive na montagem de seus galpões alfandegários”, disse o diretor Guilherme Feitosa.

    O engenheiro da Secretaria de Planejamento, Ivo Colichio, esteve reunido com integrantes do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário) e Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), e informou que o cronograma tem sido cumprido, e com algumas obras já adiantadas. “Durante a reunião, nos foram apresentados os relatórios ambientais, que atendem o cronograma previsto.”, explicou Colichio.

    De acordo com a prefeita Dárcy Vera um ofício será enviado ao Governo do Estado, e uma nova reunião com os responsáveis pelo Dersa e Daesp deve acontecer nos próximos dias. “Esta medida é necessária, até mesmo para que os empresários possam organizar seus investimentos” concluiu a prefeita.

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  9. Gostaria de manifestar que este esperneio na qual vcs se referem, no subtítulo, não é comigo, porque não sou eu quem vai ser desapropriado, e este têrmo foi usado por mim, em comentário anterior, quando vcs vieram c/o problema ambiental, e muito menos devaneios, porque quem deve estar bebendo "água estragada" são vcs, não eu !! Os devaneios em que se encontram é tão marcante, que vcs estão muito preocupados se o empreendimento é viável econômicamente, e eu, nem me preocupo com isso, afinal não coloquei qualquer centavo nisso, e o pior de tudo é que nem vcs colocaram grana nisso mas idiotamente se preocupam, pensando que a gente acredita. Vcs não acham que a viabilidade econômica é problema deles (Governo e Investidores) ??

    A valorização dos imóveis no entorno (para investimento em galpões) é real, somente vcs querem "tapar o sol c/a peneira", mas não vai ser possível; por outro lado a desvalorização dos imóveis afetados pela desapropriação também é real, isso é sabido por todos, se eu sei que vc vai ser desapropriado eu não compro sua casa, vai ser desapropriado então perde valor mesmo, mas isso acontece no mundo todo e não é novidade.

    "Se Ribeirão tem diversas rodovias, todas reunidas por um anel viário e com muitos terrenos vagos, com fácil acesso ao Leite Lopes, porque é que esses galpões somente têm demanda na Anhanguera?"

    MEU TEXTO: "Um ponto é certo, Ribeirão todinha de Norte a Sul, de Leste a Oeste e a Via Anhanguera de Cravinhos até Orlândia ok?? de tudo isso aí, somente na Via Anhanguera, nas imediações do aeroporto (que está bem ao lado),é que está acontecendo essa procura de terrenos para galpões, somente quem não quer entender não irá associar a presença do aeroporto nesta combinação."

    Vejam que no meu comentário eu cito um trecho da Via Anhanguera, e somente aquele mais próximo do aeroporto está tendo procura maior, então por que será ?? Em resposta a esta pergunta inútil que fizeram e que está claro no texto que escrevi, o Aeroporto é responsável sim por tal procura e valorização, só não vê quem não quer, além do mais vcs precisam de uma professora de português para aprender a interpretar textos, fico impressionado como vcs tem o poder de deturpar para enganar, esconder e mentir.

    Por falar em esconder, por que reproduziram somente um pequeno trecho do meu texto, deixando de responder outras dúvidas ?? Será que é prá esconder de outras pessoas, para que elas não leiam o que escrevi ?? Por que nem tocaram no assunto a respeito da amostra de proprietários que publicaram e que revelou que 75% são terrenos e que existem proprietários donos de mais de um terreno ??
    Para vc que me lê agora, eles publicaram uma amostra de proprietários de imóveis no entorno do aeroporto, e de 20 exemplos 15 são terrenos, deixando entender que ninguém está morando nessas propriedades, são terrenos, não tem ninguém !!?? Que mal há em desapropriar terrenos ??

    Parem de publicar esse monte de besteiras e asneiras, pois não pretendo responder e comentar mais nada, o nível de vosso entendimento é muito baixo.




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