SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.
Desde que a atual administração municipal assumiu, em 2008, na qualidade de braço político-ideológico local dos interesses econômicos e privacionistas do governo estadual, sempre se propalou a balela de que Ribeirão Preto precisava de um novo aeroporto mas que a sua construção demoraria 10 anos.
A lógica defendida pelos SLLQC seria ampliar o Leite Lopes e, depois, qualquer dia, quando possível, quem sabe, construir o novo aeroporto. Logo o coro dos papagaios de penas ouriçadas cantaram hosanas a tanta sabedoria.
Ribeirão Preto não pode esperar 10 anos – papagueavam os SLLQC nos jornais e na TV - para promover o seu desenvolvimento econômico já que a região produz 7% de tudo o que é exportado pelo Brasil, criando a ilusão de que tudo o que é exportado, pode sê-lo por via aérea.
Leite Lopes agora e a qualquer custo! Quem está morando do lado, há décadas, e que está sob risco aeronáutico que se mude. Nada deverá impedir o “progréssio”. E muitas outras joias de sabedoria incluindo acadêmicas desenvolvendo comentários e entrevistas na TV.
Tivemos até uma Comissão Especial de Estudos (CEE) na Câmara Municipal para saber porque é que estava demorando a construção do fantástico Terminal de Cargas, salvador da pátria dos verdes canaviais, cuja demora estava causando serias renuncias na arrecadação municipal. O interessante é que o presidente dessa CEE, quando questionado nos altos valores arrecadatórios que afirmava perdidos, não soube o que responder e se fez de morto. E cadê essa CEE? Sumiu!
Tivemos até um deputado federal que, na sua sanha de defender a ampliação do Leite Lopes em lugar de fazer o certo, ou seja, exigir do governo de seu partido um aeroporto novo, não leu o script direito e, com a empáfia dos que da asneira são doutores, afirmou que um aeroporto novo demoraria 40 anos para ser construído!
Vixe! E pensar que Brasília foi construída em 5 anos com um aeroporto dentro!
A imprensa também entrou nessa e confirmava os tais 10 anos para construir um aeroporto como se fosse uma verdade bíblica. Nós, que defendemos um aeroporto novo desde 1995 quando foi definida essa necessidade por lei municipal, éramos simplesmente ignorados e a mídia tentava manipular a opinião publica com a falsa ideia de que a ampliação do Leite Lopes era a única opção e quem fosse a favor de um novo aeroporto, era tratado como sendo apenas contra a ampliação e, por isso, um vilão contra o progresso.
A própria mídia se recusava a discutir o tema e sempre apoiava e divulgava apenas as iniciativas em prol da ampliação do Leite Lopes, nem mesmo citando que essa ampliação serviria apenas para atender aos interesses de uma empresa interessada em explorar o modal aéreo de cargas internacionais num aeroporto ainda a ser privatizado (ou concedido) para atender aos anseios ideológicos do governo estadual de entregar o patrimônio público para a iniciativa privada.
O Movimento Pro Novo Aeroporto sempre afirmou que a construção de um novo aeroporto, equivalente ao Leite Lopes ampliado demora, no máximo, 3 anos, sendo um para o licenciamento e dois para as obras, a passo lento, como o poder público gosta de tocar as suas obras. No máximo 5 anos. Mais tempo do que isso só se houver a intervenção do Tribunal de Contas ou do Ministério Publico. Ou seja, para demorar mais que 5 anos já seria caso de policia.
Em Dezembro de 2012 o governo federal autorizou a liberação para a construção e operação econômica de aeroportos privados. Vários projetos já foram apresentados, preparados e orçados, tamanho o interesse empresarial na exploração econômica dessa modalidade de negócio, certamente que muito rentável, pelo interesse que tem provocado.
Vamos citar apenas dois, aqui mesmo no estado de S. Paulo: em S. Roque, com área de 200 ha e pista com 2.470 metros[i], maior que o Leite Lopes mesmo com a ampliação pretendida. Em Parelheiros, bem, pertinho, outro com pista de 1800 metros[ii] com as dimensões atuais do Leite Lopes.
Qual o prazo de construção desses aeroportos? O de S. Roque em um ano, para o de parelheiros 15 meses!!!
Puxa a vida! Cadê os tais 10 anos necessários, senhores SLLQC? E a mídia? Como se sentem por divulgar essa bobagem de 10 anos de prazo para construir um aeroporto? Vão se redimir retratando-se?
Como se pode ver, a mentira tem pernas curtas.
Por isso a nossa campanha continua, alicerçada pela Ação Civil Pública que corre no judiciário para acabar com essa aberração da ampliação do Leite Lopes.
Sim, porque embora a propaganda fale em deslocamento da pista, quando se analisa um certo documento denominado de Relatório de Regularização Ambiental (RRA) do Leite Lopes, numa tentativa do padrão “espertalheza” para não fazer o Estudo de Impacto Ambiental obrigatório, é clara a intenção de ampliação da pista.
Alegam que esse tal deslocamento é uma adequação ambiental sob a desculpa de que se a pista vai ser deslocada também zoneamento de ruído será deslocado, pretensamente saindo da área residencial Quintino I), esquecendo-se que nesse deslocamento, o zoneamento de ruído em direção à FEAPAM invade outra área, que estava incólume.
Nesse pressuposto, o RRA “esqueceu-se” de “anotar” a área que vai ser atingida pelo zoneamento deslocado e também do que lá existe e cujo uso é incompatível com essa proposta de invasão do zoneamento de ruído.
O Ministério Público não caiu nessa e por isso entrou com a ação na justiça porque a tentativa está contrariando a decisão judicial de proibição de ampliação da pista do Leite Lopes.
Era mais inteligente e sensato parar com essa mania de ampliar o Leite Lopes e começar logo a construção do novo aeroporto mesmo que a empresa que investe no terminal de Cargas – a única que terá vantagens econômicas com a ampliação do Leite Lopes - perca a concessão.
Se for feito um novo aeroporto, haverá uma licitação para explorar um Terminal de Cargas Alfandegado e certamente terá mais que um concorrente[iii] e será difícil essa empresa ganhá-la com todos os interesses empresariais ligados à expansão do modal aeroviário de cargas e passageiros.
Este é um dos pressupostos que promovem toda a campanha contra a construção do novo aeroporto. Outro pressuposto seria a dificuldade para o governo do estado privatizar ou conceder o Leite Lopes e o novo aeroporto, na implantação de sua política ideológica de privatizar tudo o que é rentável, independentemente se é, ou não, do interesse de Ribeirão Preto.
MENTIRA TEM PERNA CURTA
Por isso
POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ ILUDIDO
Congonhas em Ribeirão, Não!
Leite Lopes com outro uso (alternativo):
sem ampliação e sem desapropriação
Novo aeroporto em nova área já!
[ii] http://gazetaderibeirao.rac.com.br/_conteudo/2013/07/capa/nacional/84372-novo-aeroporto-privado-e-autorizado-a-operar-em-sp.html
[iii] A presente licitação, provavelmente já vencida por decurso de prazo de implantação, foi feita com apenas um concorrente, obviamente a atual concessionária.
Não existem mentiras, o que existe aqui é apenas bom senso até para os mais leigos no assunto:
ResponderExcluir1) Dez anos não é o prazo para a construção de um novo e grande aeroporto é o tempo mínimo que leva para convencermos políticos e governos a desembolsarem uma “grana preta” necessária para a compra de um novo terreno e para a sua construção, fora o tempo de espera, por parte do Meio Ambiente e dos outros órgãos governamentais para aprovarem a sua implantação, ainda mais agora que estamos atravessando tempos de “vacas magras”; chiiii ... pode por mais dez anos nisso !!.
2) Como vocês fazem questão de afirmar: desde 1.995 já veem batalhando e preconizando nessa ingênua intenção de ter um novo aeroporto em Ribeirão; ora, então façam as contas, isso quer dizer que se passaram só 18 (dezoito) anos ... e o pior, vocês continuam na “estaca zero” !!
3) Dizem também que ninguém se incomoda com as pessoas que moram nas suas cercanias; pergunto então, como donos da razão que são: vocês sabem que esse aeroporto só tem 74 anos de idade e que as pessoas quando foram construir suas casas lá no seu entorno já imaginavam que um dia esse aeroporto iria crescer e que teriam todo o incômodo que um aeroporto poderia trazer ? Entretanto eles não desistiram da ideia e ficaram por lá, nem se importaram com isso, porque sabiam que aquele local um dia iria se valorizar.
4) Vocês continuam batendo na mesma tecla dizendo sempre que a empresa que investe no terminal de Cargas é a única que terá vantagens econômicas com a ampliação do Leite Lopes, pois não querem perder a concessão; ora qualquer lugar em que se construa um novo aeroporto haverá sempre uma nova empresa que terá interesse em explorar e tirar vantagens econômicas com a sua concessão, por isso larguem dessa ideia comunista e retrógrada de quererem procurar “pêlo em ovo”(talvez seja recalque).
5) Conclusão: a insistência com que vocês levam tão a sério esse assunto no dia a dia faz até as mais ingênuas das pessoas imaginarem que não é possível tanta gritaria por algo que está na cara de tão inviável que é, só pode haver algum outro interesse escuso e mais “nobre“ por atrás dessa bandeira “ tão patriótica”; quem sabe alguma comissão polpuda de uma imobiliária ou de um corretor influente no meio, sempre pronto para oferecer grandes áreas na mesma região.
Existem mentiras sim Mario I., as que são contadas por eles, inclusive já foi objeto de comentários feito por mim em edições passadas, que acredito que tenha lido. Um exemplo é que afirmam que o aeroporto executivo de Parelheiros, em São Paulo, será construído em 1 ano e comparam isso com um novo aeroporto em Ribeirão Preto. Por mais que falem que vão construir em um ano (reportagens publicadas), isso não é verdade, e eles acreditam nisso e saem falando e enganando as pessoas.
ResponderExcluirExistem normas e regras para um aeroporto funcionar corretamente, e vejo o Estado apenas adequando o Leite Lopes nelas, além da internacionalização. Vcs deveriam sim, exigir e fiscalizar que o Estado cumpra todas as normas e regras de homologação e funcionamento do aeroporto.
Agora alegam problemas com o meio ambiente, inclusive um prof. da USP se dispôs a falar que deveriam ter feito assim, assado, etc, sem antes esperar para que os trâmites corram normalmente, ele falou como se a obra tivesse começando ou já concluída, e veja, é PROF. da USP.
A DERSA já conseguiu a licença ambiental do trecho norte do rodoanel, aqui em SP, que vai de Arujá, passando por Guarulhos e fechando o anel na rodovia dos Bandeirantes, tudo isso na Serra da Cantareira. Eles acham que o pessoal da DERSA não sabe lidar com isso, ao contrário, são muito experientes nisso. Qualquer coisa referente ao meio ambiente será feito por compensação ambiental, coisa que qualquer "zé mané" sabe.
Nada, absolutamente nada é imutável neste mundo, exceto a morte, nem cláusula pétrea da Constituição do Brasil é imutável, como dizem alguns, tudo é prá enganar os mais distraídos, e enganar é com eles mesmo, pois falam besteiras uma atrás da outra. Como eles estão vendo que as pessoas querem ir embora para um lugar melhor, estão apelando para a questão ambiental, esquecendo que, se for necessário suprimir alguma área verde, esta será compensada com o reflorestamento de outra área, como tem acontecido em muitas outras obras pelo Estado de S.Paulo. Básico né ??!!
Cheguei a prometer que não comentaria mais nada a respeito, pois eles sempre acham que estão com a razão, mas fica minha pergunta: por que empunharam esta bandeira somente em 1995 prá cá?? Veja como são hipócritas: por que não lutaram por um aeroporto novo antes disso?? Me lembro de ter ouvido sobre um aeroporto internacional final da década de 1970 e ao longo da de 1980. Vc acredita mesmo, Mário I., que eles estão preocupados que Ribeirão Preto tenha um novo aeroporto ??
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ResponderExcluirGostaria de fazer uma nova pergunta: Como que esse Carlos Donizete dos Santos chegou ao cargo de "Gerente de Cidades" falando esse monte de besteiras ?? Gerente de Cidades ??!! o quê é isso ?? Quais as cidades que vc gerencia ?? Desculpe minha ignorância !!
ResponderExcluirCarlos Donizete, avião faz barulho sim, muito menos do que "ontem" e muito mais do que "amanhã", mas garanto que vc está sujeito a uma carga auditiva muito maior na gerência das suas cidades, do que este suposto barulho que aconteceria neste monte de bairros que vc cita neste comentário esdrúxulo. Informe-se melhor.
Não se esqueça, Carlos Donizete, que vc tem o cargo de Gerente de Cidades (??) graças à aquele que mora na Fiúsa, Ribeirânia, etc, e que o aeroporto poderia estar localizado na zona sul de Ribeirão sem qualquer problema, assim como acontece com Congonhas, em SP, onde está localizado junto de regiões "nobríssimas" como Moema, Brooklin, Morumbi, etc., mas quando tudo começou, bem lá trás, nada existia no entorno. Quando fizeram as primeiras casas, sabiam que alí existia um "campo de aviação".
Se vc já tem o seu emprego, permita que aquele seu vizinho desempregado consiga o dele através da expansão do aeroporto, e estou defendendo aqui o funcionamento do aeroporto completamente dentro das regras e normas, pois o Leite Lopes é só mais um, entre milhares de aeroportos pelo mundo, que tiveram suas vizinhanças ocupadas irregularmente. Por conta disso, foram criadas as tais regras e normas de funcionamento. Pense nisso !!!???
Quando o primeiro B767F pousar em RAO, vc terá a oportunidade de ver que nada do que vc comentou é verdadeiro, os aviões de hoje são muito mais silenciosos do que as máquinas do passado, e do que vc imagina, e os novos, que estão chegando, são mais silenciosos ainda. É uma constante evolução que acontece na indústria aeronáutica.
Agora, vou dar minha opinião sobre o futuro de Ribeirão Preto no quesito aviação:
ResponderExcluir1)Acho que devemos sim deslocar a pista como consta no projeto e garantir a internacionalização não do Leite Lopes, mas sim de Ribeirão Preto, porque mesmo que venhamos a construir um novo aeroporto, esse status internacional seria transferido para o novo. Vale lembrar que muitas cidades querem "roubar" essa condição que já está nas mãos dos ribeirãopretanos, precisamos somente efetivar isso.
2)É nítido que essa internacionalização, não somente habilitação de movimentação de carga aérea internacional, como é hoje (mas não funciona ainda), digo aeroporto internacional de carga, trará benefícios para a cidade, atração de muitas empresas (isso depende também de gestão pública, voltada para esse foco), e alavancagem de negócios até então desconhecido na cidade. Como consequência, geração de emprego e renda.
3)Declarar de utilidade pública, através de decreto estadual, de uma área localizada ao norte do anel viário, próximo do distrito empresarial, para construção de um aeroporto internacional que substituiria o Leite Lopes. Essa área atualmente (vi no google), está desabitada e atenderia um novo aeroporto com uma pista de no mínimo 3.500m, já com área prevista para uma segunda pista paralela. Essa área poderia ser próximo da Anhanguera ou mais a oeste no sentido Sertãozinho, com previsão de uma via expressa ligando o aeroporto ao centro de RP, com canteiro um pouco mais largo para futura linha férrea, metrô de superfície, (cá entre nós, não sei se temos políticos prá isso, que pensem assim, eu pensaria!!).
4)Possibilidade de, a médio/longo prazos, desativação completa do Leite Lopes e venda da área para loteamento industrial ou residencial ou os dois ao mesmo tempo. Esses recursos seriam para a ampliação do novo aeroporto e outras necessidades de infraestrutura. Ainda tenho outras idéias que posso publicar posteriormente.
Marcelo, se você for ler aqui os meus comentários que fiz anteriormente, vai ver que reforcei tudo que você falou agora e muito mais.Tirei até uma cópia de um dos que escrevi a meses atras:
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Mario I.8 de maio de 2013 19:10
Marcelo,
Parabéns pela sua explanação, achei que eu era uma andorinha só no meio de muitos urubus aqui; já havia cansado de colocar os meus argumentos (totalmente contrários a essa corrente de "experts").Havia até desistido de continuar argumentando depois de tanta asneira, seja de pseudos professores, seja de gente com inveja dessa realidade, é gente que não se contenta com uma Ribeirão quando ganha regalias.
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Mario I., se prepara porque eles vão rebater tudo isso que escrevemos, eles sempre tem razão e sempre tem que prevalecer aquilo que eles pensam. Segura que vem buxa por aí !!!
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