sábado, 25 de maio de 2013

O Movimento Responde ( túnel / viaduto) - continuação

Marcelo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Besterol SLLQC":


Prosseguindo o nosso debate, seguimos as mesmas diretrizes anteriores: responder dentro do seu texto, mudando apenas a fonte e a sua cor, para facilitar.


Boa noite, Sejam Bem-vindos ao século XXI.

Nós estamos perfeitamente enquadrados no século 21 e desde a década de 90 do século passado. Foi uma fase áurea de Ribeirão Preto se adiantando à maioria das cidades brasileiras e começando a discutir o seu plano diretor. 

A sociedade civil junto com o legislativo e o executivo municipais, todos juntos, traçaram as diretrizes do futuro do município. O principal mote dessa movimentação foi a cidadania e a qualidade de vida para a sua população. Os interesses menores dos negócios não formularam essas políticas.

Nesse frenesi de cidadania foi definida a necessidade de relocar o aeroporto.  Foi unanime!

De repente, quando interesses econômicos e políticos específicos surgiram e, entidades que eram a favor da relocação, de repente, foram favoráveis à sua ampliação pura e simples, custasse o que custasse.

Quando a cidadania começou a ser sobrepujada pelos interesses econômicos, privados e apressados, para os quais apenas o Leite Lopes atenderia a seus interesses, surgiu o Movimento Pro Novo Aeroporto.

Por isso nós sempre estivemos adiantados no tempo quando em comparação com os conceitos que insistem no puxadinho Leite Lopes. Por isso nós estamos no século 21 desde o século 20 porque enxergamos a cidade e a região como cosmopolita e não  temos a visão provinciana de considerar Ribeirão Preto como uma simples cidade grande do interior, que tem que submeter os seus interesses de desenvolvimento e cidadania  a interesses políticos e econômicos.


Acho que esse túnel é obra tipo "coisa simples" para a avançada tecnologia que a Engenharia Civil pode fazer hoje em dia. Acho que qualquer mestre de obra bem conceituado faz isso.

Tuneis são estruturas consideradas Obras de Arte Especiais. Não são para qualquer um e muito menos para qualquer mestre de obras. Túneis são projetados por equipes multidisciplinares dada a complexidade envolvida e apenas parecem simples para os leigos para os quais um túnel não passa de um buraco.    É claro que a sua frase é uma ironia mas não podemos divulgar conceitos errados. A Engenharia continua sendo uma coisa muito séria.


Eu, particularmente, achei ótimo a Av. Thomás Alberto não passar na cabeceira 36, no desvio que estava previsto, e que não tem nada de absurdo como vcs dizem.

Sabia que a ideia de túnel foi indicada pelo Movimento Pro Novo Aeroporto durante as diversas  audiências em 2008, quando da discussão do EIA-RIMA?

Porque desde essa época já afirmávamos que viaduto aeroportuário para pista de rolamento não pode ser usado? E em nenhum de nossos textos citamos que túnel não serve. Só o viaduto aeroportuário é que faz parte de um besteirol que certos setores insistem em considerar como viável.

O problema não é o túnel ou o viaduto mas o conjunto do projeto.


Acho que o MP tem que fiscalizar mesmo para que nada seja feito fora do que a Lei permite, apenas isso, e assim ocorrendo, ninguém poderá reclamar. Continuo vendo grande manifestação de pessoas à favor e não contra essa obra.

Nas palestras e encontros que o Movimento promove, as pessoas não se manifestam favoráveis ao puxadinho Leite Lopes mas sim por um novo aeroporto. Os abaixo assinados com esse objetivo sinalizam exatamente o oposto da sua avaliação.



Penso que ficaria mais legítimo vcs lutarem para que a obra não se concretize; ver vcs lutarem por um novo aeroporto em RAO chega a ser ilário, não está no DNA de vcs, vcs pensam que todos acreditam que vcs estão preocupados que RAO tenha um novo aeroporto, acho um pouco de sinismo de vossa parte. Ajam mais dentro da realidade, vcs não querem o LL internacional, PONTO. Se cabe ou não cabe, se é viável ou não, tudo isso é secundário, a luta é contra a internacionalização do LL, correto ?? Agora, essa de vcs estarem preocupados na construção de um novo aeroporto não dá prá engolir, por mais que vcs falem que lutam desde a década de 1990. É o sinismo máximo, uma falsidade sem tamanho.

Desde 1995 que RAO exige um aeroporto novo em local adequado e que permita expansões futuras acompanhando a demanda do futuro desenvolvimento regional. Nunca defendemos nada de diferente. Se RAO dispuser de um aeroporto novo, decente e adequado, para que precisamos de um Leite Lopes capenga, internacional? O novo aeroporto também pode ser internacional. Qual o problema ou o espanto nessa nossa exigência? Onde está o nosso cinismo?

Cinismo está em alegar que só o Leite Lopes pode ser internacional e que isso será bom para Ribeirão Preto, quando sabemos que o único beneficiado é um empreendimento privado que perderia a sua concessão no caso de um novo aeroporto além da política ideológica do governo do estado que pretende privatizar todos os aeroportos, ou seja, remendar tudo o que pode, com o nosso dinheirinho, para depois entregar de mão beijada ao capital privado. E isso não é bom para Ribeirão.


Vi fotos com casebres e pessoas (inclusive crianças), bem ao lado da pista de táxi que vai para a cabeceira 18, pelo desenho alí será desapropriado e esta família deverá ganhar uma casa em outro lugar, em melhores condições; é isso que vcs querem preservar ?? Essa pobreza e carência no entorno que será desapropriado ?? É isso ??

Volta a ser insinuado que o entorno do aeroporto é ocupado só por favelas. Não é e nunca foi verdade. É certo que muitas comunidades carentes lá existem mas não devem sair por causa do aeroporto mas sim porque têm direito a uma casa digna e isso deveria ser feito através de um Plano de Habitação Social mas não foi. Foi feito para a liberação do espaço para a ampliação do Leite Lopes, sem projeto sério, deixando essas populações em estado de incerteza quanto ao seu futuro.

Por outro lado, existem 6.000 imóveis que não podem ser desapropriados mas que estão localizados na zona de exclusão residencial (Zona 2 de Ruído) e que estão devidamente registrados em cartório. Isso representa um universo da ordem de 22.000 pessoas prejudicadas apenas para garantir um empreendimento privado, que tanto pode ser implantado no Leite Lopes como num aeroporto novo.

O que nos surpreende é que ainda se use essa argumentação para explicar o que não tem justificativa. Por exemplo, a comunidade da Favela da Familia foi tirada na bordoada e nisso não existe nenhuma ação caridosa mas apenas a crueldade da limpeza social do entorno do Leite Lopes.

Por isso é importante usarmos o projeto do aeroporto do Funchal como comparação: lá as comunidades de pescadores foram relocadas com a garantia de todos os direitos de cidadania através de um plano bem estruturado e aplicado, dentro de um projeto de engenharia de primeiro mundo, elaborado no sec. 20 com visão para o  sec. 21. Inclusive  foi garantida a incolumidade das condições sócio-culturais dessas comunidades.

Ao contrário do Leite Lopes que não tem nenhum projeto social e cuja relocação das famílias lembra o tempo dos invasores do sec. 16 e ainda por cima despejados para locais longe de suas origens culturais, com 3 carnês para pagar: prestação, IPTU e condomínio, sem nenhuma preocupação se essas famílias teriam condições econômicas de assumir esses compromissos financeiros. 


Ou vcs não querem que os aviões sobrevoem o Quintino ?? Os aviões chegando ou partindo sobrevoam não só o Quintino mas também outras porções da cidade, tanto fazendo chegadas ou saídas por instrumentos (IFR). De qq forma, vamos aguardar por mais informações do Governo de São Paulo a respeito, pois a decisão está nas mãos do Governador e da Justiça. Abçs.

O que nós queremos é que o Governador respeite a vontade de Ribeirão Preto e que providencie o  novo aeroporto, como Política de Estado. Está demorando a se decidir. Vamos ver se o Judiciário vai obrigá-lo a sair dos tempos dos Senhores de Engenho e passar a se comportar como um estadista do sec. 21. Porque já chegamos ao sec. 21!.


PS: Desculpe, mas hoje acho que eu é quem abusou da ironia, mas tinha que escrever assim. Não esqueçam de me dizer o que acharam do aeroporto de Funchal na Ilha da Madeira (Portugal). Sejam honestos: é ou não é uma obra que mereceu estar entre as 100 do século XX ??
Postado por Marcelo no blog * Congonhas em Ribeirão Não! * em 19 de maio de 2013 23:58

A ironia faz bem, porque tira a aridez dos debates e dá-lhes um colorido coloquial.

Na nossa resposta anterior a nossa admiração por esse projeto ficou bem evidente. Requereu altos estudos e reuniu os melhores cérebros luso-brasileiros. Certamente que não foi feito por mestres de obra, mesmo que muito qualificados nem o resultado de “opiniões”.

Esperamos ter respondido aos seus questionamentos e a nossa expectativa é de  que possamos estar juntos no ato da inauguração do novo aeroporto de Ribeirão Preto e região.

O Conselho Gestor

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