domingo, 23 de outubro de 2011

COMENTÁRIOS SOBRE A NOVA PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO EM QUERER CONVENCER QUE AUMENTO DO COMPRIMENTO DA PISTA NÃO É AMPLIAÇÃO.

No site da Prefeitura, foi publicado o seguinte (20/10/2011)
Ao participar, nesta quarta-feira, de reunião na sede do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que desde 2009 vem lutando pela ampliação e internacionalização do aeroporto Leite Lopes, informou que os técnicos daquele Departamento encontraram uma saída, que prevê o “deslocamento” da pista em 500 metros, visando o melhor aproveitamento da mesma, sem que haja o descumprimento do acordo com o Ministério Público, firmado na administração anterior.
...
Dárcy Vera explica que a decisão implica na interdição de 500 metros de pista nas proximidades do conjunto Quintino Facci II, que passa a funcionar como faixa de segurança e extensão de 500 metros em direção à avenida Thomáz Alberto Whatelly. Com isso, a pista manterá seus atuais 2.100 metros de extensão e poderá utilizá-los totalmente para o pouso e decolagens de aeronaves, ao contrário do que acontece atualmente, quando só são utilizados 1.800 metros.

O acordo com o Ministério Público foi feito tomando com base, entre outros aspetos,  os seguintes parâmetros:

a)  Impossibilidade ambiental do aumento da pista atual (1800 metros operacionais) por causa dos danos à segurança aeronáutica do entorno e da poluição sonora, entre outros itens;

b)  Impossibilidade técnica de ampliação do Leite Lopes para transformá-lo em Aeroporto Internacional em razão das limitações físicas e operacionais do sitio onde está instalado;

c)   Exigência do município em 1995 pela remoção do Leite Lopes para sitio mais adequado, em razão das graves perturbações viárias e urbanísticas que seriam impostas à cidade.

Todos os técnicos e especialistas em aeroportos que foram entrevistados ou participaram de seminários foram unanimes em afirmar que o Leite Lopes no sítio onde está instalado, não pode ser um aeroporto internacional principalmente quando se visa o desenvolvimento de Ribeirão e da Região.

Apenas leigos mal informados e alguns políticos, insistem na ampliação do Leite Lopes para atividades de cargas internacionais.

 Algumas vezes querem confundir as pessoas que o aeroporto iria funcionar como internacional de passageiros e não exclusivamente de cargas para beneficiar uma única empresa privada que ganhou uma licitação internacional num aeroporto que era apenas regional.

Afirmar que deixar inoperativos 500 metros da pista do lado do Quintino, expandindo os mesmo 500 metros na direção da outra cabeceira, não é ampliação da pista, é o mesmo que dizer que vai aumentar a pista para 5.100 metros, deixando 1.500 metros de área de escape para cada lado de uma pista com 2100 metros operacionais, também não seria ampliação.

Essa argumentação fere os limites da razoabilidade. E assumir essas idéias como certas, gerando a expectativa de que as obras vão começar em breve, sabendo-se que decisão judicial somente pode ser revertida dentro do Judiciário é propaganda enganosa. É assumir publicamente que o Judiciário vai acolher uma insensatez dessas, como opção legitima.


Mais uma vez o Movimento lamenta que interesses de certos setores políticos sem qualquer ideologia programática junto com empresários que visam exclusivamente pretensos lucros imediatistas  mesmo que às custas do desenvolvimento de Ribeirão Preto e região,  continuem tentando se impor na ampliação do Leite Lopes, em lugar de lutar para que possamos ter um aeroporto, novo, adequado e apropriado, digno e compatível com a região.

Povo esclarecido jamais será iludido

Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista

E, como sempre

Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário