domingo, 23 de outubro de 2011

COMENTÁRIOS SOBRE A NOVA PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO EM QUERER CONVENCER QUE AUMENTO DO COMPRIMENTO DA PISTA NÃO É AMPLIAÇÃO.

No site da Prefeitura, foi publicado o seguinte (20/10/2011)
Ao participar, nesta quarta-feira, de reunião na sede do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que desde 2009 vem lutando pela ampliação e internacionalização do aeroporto Leite Lopes, informou que os técnicos daquele Departamento encontraram uma saída, que prevê o “deslocamento” da pista em 500 metros, visando o melhor aproveitamento da mesma, sem que haja o descumprimento do acordo com o Ministério Público, firmado na administração anterior.
...
Dárcy Vera explica que a decisão implica na interdição de 500 metros de pista nas proximidades do conjunto Quintino Facci II, que passa a funcionar como faixa de segurança e extensão de 500 metros em direção à avenida Thomáz Alberto Whatelly. Com isso, a pista manterá seus atuais 2.100 metros de extensão e poderá utilizá-los totalmente para o pouso e decolagens de aeronaves, ao contrário do que acontece atualmente, quando só são utilizados 1.800 metros.

O acordo com o Ministério Público foi feito tomando com base, entre outros aspetos,  os seguintes parâmetros:

a)  Impossibilidade ambiental do aumento da pista atual (1800 metros operacionais) por causa dos danos à segurança aeronáutica do entorno e da poluição sonora, entre outros itens;

b)  Impossibilidade técnica de ampliação do Leite Lopes para transformá-lo em Aeroporto Internacional em razão das limitações físicas e operacionais do sitio onde está instalado;

c)   Exigência do município em 1995 pela remoção do Leite Lopes para sitio mais adequado, em razão das graves perturbações viárias e urbanísticas que seriam impostas à cidade.

Todos os técnicos e especialistas em aeroportos que foram entrevistados ou participaram de seminários foram unanimes em afirmar que o Leite Lopes no sítio onde está instalado, não pode ser um aeroporto internacional principalmente quando se visa o desenvolvimento de Ribeirão e da Região.

Apenas leigos mal informados e alguns políticos, insistem na ampliação do Leite Lopes para atividades de cargas internacionais.

 Algumas vezes querem confundir as pessoas que o aeroporto iria funcionar como internacional de passageiros e não exclusivamente de cargas para beneficiar uma única empresa privada que ganhou uma licitação internacional num aeroporto que era apenas regional.

Afirmar que deixar inoperativos 500 metros da pista do lado do Quintino, expandindo os mesmo 500 metros na direção da outra cabeceira, não é ampliação da pista, é o mesmo que dizer que vai aumentar a pista para 5.100 metros, deixando 1.500 metros de área de escape para cada lado de uma pista com 2100 metros operacionais, também não seria ampliação.

Essa argumentação fere os limites da razoabilidade. E assumir essas idéias como certas, gerando a expectativa de que as obras vão começar em breve, sabendo-se que decisão judicial somente pode ser revertida dentro do Judiciário é propaganda enganosa. É assumir publicamente que o Judiciário vai acolher uma insensatez dessas, como opção legitima.


Mais uma vez o Movimento lamenta que interesses de certos setores políticos sem qualquer ideologia programática junto com empresários que visam exclusivamente pretensos lucros imediatistas  mesmo que às custas do desenvolvimento de Ribeirão Preto e região,  continuem tentando se impor na ampliação do Leite Lopes, em lugar de lutar para que possamos ter um aeroporto, novo, adequado e apropriado, digno e compatível com a região.

Povo esclarecido jamais será iludido

Em 2012 não vote em político de 3ª linha: vote em estadista

E, como sempre

Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área já!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Daesp despista sobre obra de ampliação do Leite Lopes

01 - Jornal A Cidade, Segunda, 18 de Outubro de 2011
Daesp despista sobre obra de ampliação do Leite Lopes
Para respeitar acordo judicial, Estado pretende deslocar 500 metros da atual pista do aeroporto de Ribeirão Preto
Wesley Alcântara
Representantes do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) se reunirão nesta quarta-feira (19) com a Prefeitura de Ribeirão Preto para debater estratégias para aumentar a operacionalização da pista do aeroporto Leite Lopes e a instalação do Terminal Alfandegário de Cargas.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Logística e Transportes confirma o encontro, porém não confirma a informação dada pelo governador Geraldo Alckmim (PSDB) que será realizado o prolongamento da pista.
Em visia à Orlândia, no último domingo, Alckmin disse que a pista será ampliada em 300 metros em direção à avenida Thomaz Alberto Whatelly.
A pista do Leite Lopes tem 2,1 mil metros de extensão, mas apenas 1,8 mil metros são utilizados, o que inviabiliza a operação de aviões de grande porte.
Porém, conforme divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Daesp, não haverá ampliação, mas o "deslocamento" de 500 metros da atual pista. "Com esse deslocamento, o Leite Lopes passa a ter uma área de operacionalização da pista de 2,1 mil metros."
Questionado pela reportagem, o Daesp não soube informar como seria esse deslocamento de pista e informou que detalhes serão discutidos na reunião desta quarta. Os impactos da mudança no trânsito na região do aeroporto são outro tema em discussão.
No domingo, ao dizer que a pista seria ampliada, o governador explicou que, pelas estratégias, o prolongamento se mantém dentro da faixa da curva de ruído.
Sobre os prazos para a ampliação, Geraldo Alckmin afirmou que "tudo está super bem encaminhado e agora é rápido, desde que a autorização judicial saia rápido." A Secretaria dos Transportes deve receber em breve os estudos sobre o laudo da curva de ruído encomendado ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Otimista
O assessor especial da Prefeitura de Ribeirão, Ivo Colichio, afirma que a administração municipal foi convocada pelo Daesp para a reunião. "Sabemos que será sobre a pista e o terminal. Porém, não temos mais informações técnicas, disse Colichio. O assessor acredita que a instalação do Terminal Alfandegário de Cargas ocorrerá em breve e beneficiará toda região.
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02 - Jornal A Cidade - 13-10-11


03  -  Protestos contra modelo de privatização - Gazeta_19-10-11_Aeroportos

domingo, 2 de outubro de 2011



Jornal Gazeta-01-10-11

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01-10-11

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Já faz 11 anos


A Cidade-28-09-11 - Anac e Tead



Vale a pena ler "NA ROTA DA PRIVATIZAÇÃO"

Revista REVIDE  -  Ano XIV - Número 188, de 24 de setembro de 2000, páginas 13 a 16, escrito há onze anos!

Não fosse toda chicana de lá para cá, já teríamos o NOVO AEROPORTO REGIONAL pronto e funcionando!

Eis o IMPÉRIO DA MECIOCRIDADE agindo e barrando o progresso desta Ribeirão Preto e Região!

(enviado por Jorge de Azevedo Pires )










terça-feira, 27 de setembro de 2011

Saiu na imprensa:

01 - Avião com turistas a bordo cai no Nepal e deixa 19 mortos

DA REDAÇÃO CLICK21 - Dezenove pessoas - três tripulantes e 16 passageiros - morreram neste domingo (25) na queda de um avião no Nepal, informou a polícia.
No avião Beechcraft da companhia Buddha Air, que dava uma volta pelo Himalaia, estavam três tripulantes nepaleses e 16 turistas, dez indianos, três nepaleses, dois americanos e um japonês.
A aeronave caiu numa colina de Godavari, a 10 km de Katmandu, em meio a intensas chuvas e neblina.
Os controladores perderam contato com o avião, que, segundo testemunhas falando à tv local, estava em chamas antes de cair.




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Saiu na imprensa:


1 - Indecisão do futuro do Leite Lopes - A Cidade_Leite Lopes_Ed.Especial_5a. parte


2 - Leite Lopes - point de encontro - A Cidade_Leite Lopes_-18-9-11





































3 - Leite Lopes caipira



4 - Gazeta_21-09-11_Avião Pega Fogo 





5 - Notícias de fogo em turbina