sexta-feira, 1 de abril de 2016

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há a mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto porque, para eles, Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes interessa, mesmo que  a cidade e a região possam ficar sem Aeroporto Internacional.

Choramingam e reclamam que foram enganados


Fazia um tempinho que não tínhamos noticias dos donos e outros interessados  na ampliação do Leite Lopes, vulgo SLLQC.

Denuncia feita pelo Movimento Pro Novo Aeroporto junto ao Ministério Público Federal resultou numa recomendação à Secretaria de Aviação Civil para não investir nada no projeto de ampliação do Leite Lopes  enquanto houver pendências judiciais.

Uma entrevista recente publicada na revista Revide[1] com o presidente da TEAD[2] que manifestou suas preocupações, que impedem a ampliação da pista e por consequência, a operacionalização de seu Terminal de Cargas no aeroporto Leite Lopes:

A primeira consiste em que sempre inventam uma obra maior, como por exemplo, a construção de Terminais de Passageiros adequados para o porte de Ribeirão e o conforto de seus usuários.

Dessa forma, confessa que “A nossa parte cumprimos perfeitamente. Agora esperamos que o outro lado cumpra as promessas que fizeram.“ mas logo em seguida emenda “Não para nós da Tead, mas para os moradores de Ribeirão Preto” .

Prometeram alguma coisa em especial  à Tead? E não cumpriram? Quem prometeu? E completa que a ampliação do Leite Lopes é bom para os moradores?

Que moradores serão beneficiados? Certamente que não serão os moradores do entorno porque eles se uniram, criando o Movimento Pro Novo Aeroporto, exatamente com o objetivo de que o aeroporto de cargas seja numa nova infraestrutura fora da área urbana. E isso desde 1995. E ainda por cima, por Lei.

Quais seriam os moradores beneficiados pela ampliação do Leite Lopes e prejudicados pela construção de um aeroporto novo, como outros municípios menores já fizeram?

Ou será que estamos falando  de interesses corporativos prejudicados pela construção de um aeroporto novo?

A mentira sempre tem perna curta

Quem poderia prometer alguma coisa à Tead no que se refere à ampliação do Leite Lopes, se a simples existência no local atual era ilegal? Mentiram para a Tead e isso é muito feio.

Precisamos de um Lava-Rápido só para estudarmos essas falsas promessas.

Agora estamos esperando um ‘iluminado do céu’ para resolver isso. Esta situação está hilária. Nos sentimos impotentes, no fim das contas quem paga o pato é o empresário, como diz a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Quem paga o pato desse desacerto, já faz 20 anos, todo é o povo de Ribeirão Preto e região, futura Região Metropolitana, que não consegue ter um novo aeroporto adequado ao seu desenvolvimento atual.

Aeroporto novo e em nova área, que permita ser ampliado sem causar danos socioambientais, sempre que o crescimento regional assim o exigir, pelos mesmos custos que desejam gastar com a tal ampliação impossível e indesejável.

E especificamente os moradores do entorno do Leite Lopes que estão sendo prejudicados, inclusive com a sua saúde, poupanças de toda uma vida de trabalho e segurança.

E tudo isso por quê? Porque alguém prometeu a uma determinada empresa que ela iria ganhar um aeroporto cargueiro só para ela, sem nenhuma preocupação com as necessidades e conforto dos usuários e dos moradores, bastando para isso construir um Terminal de Cargas que logo em seguida ganharia uma pista ampliada e paga com dinheiro público, apenas para garantir um lucrinho a essa empresa.

Que presentaço!

Que vergonha,  minha gente

Se fossem um pouco mais inteligentes, depois da derrota sofrida em 2008, teriam conseguido entender que um aeroporto novo seria o melhor negócio, mesmo para essa empresa e todos nós estaríamos felizes: nós, moradores, com um aeroporto decente e a empresa concessionária garantindo os seus lucrinhos.

E até os políticos locais, provincianos, oportunistas e subalternos, evocariam para si, que eles fizeram o novo aeroporto que Ribeirão Preto e região merecem.

Logo no inicio da entrevista, afirma que “Não há solução, pelo menos não se conhece alguma.”  mas existe sim e sabe muito bem qual é: a construção de um aeroporto novo, a menos é claro, que seja necessário uma nova licitação para o Terminal de Cargas e aí apareça mais que um concorrente....

E o tempo perdido, desde 2005, em que estamos discutindo isso com as últimas administrações, já seria suficiente para construir pelo menos dois aeroportos.

Quando assistimos à verborragia de que vivemos uma crise econômica por causa disto e daquilo, na verdade começamos a suspeitar que é mesmo é por incompetência de alguns empresários  e de certas entidades que os congregam.

A incompreensão é maior quando não querem admitir que sem verbas federais, por não terem um projeto sério que as justifiquem, ficam chorando pelos quatro quadrantes, esperando que o “iluminado” deus Mercado, faça o milagre da liberação das verbas sem que haja um projeto.

Talvez possam estar esperando por outro milagre do “iluminado” deus Mercado que faça  o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo executar algumas obrinhas que facilitem um eventual e futuro leilão que favoreça grupos econômicos interessados por adquirirem um aeroporto sucateado, remendado e inviável.

É simplesmente deplorável que Ribeirão Preto,  candidata a capital metropolitana, tenha que  passar por um vexame desses.

Vamos lá minha gente, incompreendida e inconformada com a realidade  de que foram enganados por políticos provincianos e que não têm competência para nada, e gritem junto conosco:


Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área



[2] Empresa responsável pela administração e construção do terminal de cargas do Leite Lopes, em Ribeirão Preto, vencedora da licitação, coincidentemente com um único concorrente.

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