SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há a mais
de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão
Preto porque, para eles, Só o Leite Lopes a Qualquer
Custo lhes interessa, mesmo que a
cidade e a região possam ficar sem Aeroporto Internacional.
Choramingam e reclamam que foram enganados
Fazia
um tempinho que não tínhamos noticias dos donos e outros interessados na ampliação do Leite Lopes, vulgo SLLQC.
Denuncia
feita pelo Movimento Pro Novo Aeroporto junto ao Ministério Público Federal
resultou numa recomendação à Secretaria de Aviação Civil para não investir nada
no projeto de ampliação do Leite Lopes
enquanto houver pendências judiciais.
Uma
entrevista recente publicada na revista Revide[1]
com o presidente da TEAD[2]
que manifestou suas preocupações, que impedem a ampliação da pista e por
consequência, a operacionalização de seu Terminal de Cargas no aeroporto Leite
Lopes:
A
primeira consiste em que sempre inventam uma obra maior, como por exemplo, a
construção de Terminais de Passageiros adequados para o porte de Ribeirão e o
conforto de seus usuários.
Dessa
forma, confessa que “A nossa
parte cumprimos perfeitamente. Agora esperamos que o outro lado cumpra as
promessas que fizeram.“ mas logo em seguida emenda
“Não para nós da Tead, mas para os
moradores de Ribeirão Preto” .
Prometeram alguma coisa em especial à Tead? E não cumpriram? Quem prometeu? E
completa que a ampliação do Leite Lopes é bom para os moradores?
Que moradores serão beneficiados? Certamente que
não serão os moradores do entorno porque eles se uniram, criando o Movimento
Pro Novo Aeroporto, exatamente com o objetivo de que o aeroporto de cargas seja
numa nova infraestrutura fora da área urbana. E isso desde 1995. E ainda por
cima, por Lei.
Quais seriam os moradores beneficiados pela
ampliação do Leite Lopes e prejudicados pela construção de um aeroporto novo,
como outros municípios menores já fizeram?
Ou será que estamos falando de interesses corporativos prejudicados pela
construção de um aeroporto novo?
A mentira sempre tem perna curta
Quem poderia prometer alguma coisa à Tead no que se
refere à ampliação do Leite Lopes, se a simples existência no local atual era
ilegal? Mentiram para a Tead e isso é muito feio.
Precisamos de um Lava-Rápido só para estudarmos
essas falsas promessas.
Agora
estamos esperando um ‘iluminado do céu’ para resolver isso. Esta situação está
hilária. Nos sentimos impotentes, no fim das contas quem paga o pato é o
empresário, como diz a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Quem paga o pato desse desacerto, já faz 20 anos,
todo é o povo de Ribeirão Preto e região, futura Região Metropolitana, que não
consegue ter um novo aeroporto adequado ao seu desenvolvimento atual.
Aeroporto novo e em nova área, que permita ser
ampliado sem causar danos socioambientais, sempre que o crescimento regional
assim o exigir, pelos mesmos custos que desejam gastar com a tal ampliação
impossível e indesejável.
E especificamente os moradores do entorno do Leite
Lopes que estão sendo prejudicados, inclusive com a sua saúde, poupanças de
toda uma vida de trabalho e segurança.
E tudo isso por quê? Porque alguém prometeu a uma
determinada empresa que ela iria ganhar um aeroporto cargueiro só para ela, sem
nenhuma preocupação com as necessidades e conforto dos usuários e dos
moradores, bastando para isso construir um Terminal de Cargas que logo em
seguida ganharia uma pista ampliada e paga com dinheiro público, apenas para
garantir um lucrinho a essa empresa.
Que presentaço!
Que vergonha, minha gente
Se fossem um pouco mais inteligentes, depois da
derrota sofrida em 2008, teriam conseguido entender que um aeroporto novo seria
o melhor negócio, mesmo para essa empresa e todos nós estaríamos felizes: nós,
moradores, com um aeroporto decente e a empresa concessionária garantindo os
seus lucrinhos.
E até os políticos locais, provincianos,
oportunistas e subalternos, evocariam para si, que eles fizeram o novo
aeroporto que Ribeirão Preto e região merecem.
Logo no inicio da entrevista, afirma que “Não há solução, pelo menos não se conhece alguma.” mas existe sim e sabe
muito bem qual é: a construção de um aeroporto novo, a menos é claro, que seja
necessário uma nova licitação para o Terminal de Cargas e aí apareça mais que
um concorrente....
E o tempo perdido, desde 2005, em que estamos
discutindo isso com as últimas administrações, já seria suficiente para
construir pelo menos dois aeroportos.
Quando assistimos à verborragia de que vivemos uma
crise econômica por causa disto e daquilo, na verdade começamos a suspeitar que
é mesmo é por incompetência de alguns empresários e de certas entidades que os congregam.
A incompreensão é
maior quando não querem admitir que sem verbas federais, por não terem um
projeto sério que as justifiquem, ficam chorando pelos quatro quadrantes,
esperando que o “iluminado” deus Mercado, faça o milagre da liberação das
verbas sem que haja um projeto.
Talvez possam estar
esperando por outro milagre do “iluminado” deus Mercado que faça o Departamento Aeroviário do Estado de São
Paulo executar algumas obrinhas que facilitem um eventual e futuro leilão que
favoreça grupos econômicos interessados por adquirirem um aeroporto sucateado,
remendado e inviável.
É simplesmente
deplorável que Ribeirão Preto, candidata
a capital metropolitana, tenha que
passar por um vexame desses.
Vamos lá minha gente, incompreendida e inconformada
com a realidade de que foram enganados
por políticos provincianos e que não têm competência para nada, e gritem junto
conosco:
Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área
já
[2] Empresa
responsável pela administração e construção do terminal de cargas do Leite
Lopes, em Ribeirão Preto, vencedora da licitação, coincidentemente com um único
concorrente.
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