domingo, 20 de setembro de 2015

Falta de licenciamento ambiental atrasa aeroporto

As obras da ampliação do Leite Lopes vão começar logo...
quem sabe algum dia!

Em Abril deste ano, nós comentávamos[i]:

Uma turminha, garbosamente já chamada em outras ocasiões de “força tarefa”, foi jantar em Brasilia (às nossas custas) e aproveitou para saber como andam as obras de ampliação do Leite Lopes e que desde 2010 são anunciadas que serão iniciadas  em breve.

Precisavam mostrar serviço porque senão correm o risco de serem terceirizados. E foram conduzidos pelos feitores de algumas entidades empresariais exclusivamente  interessadas na ampliação do Leite Lopes e não em um aeroporto novo e decente para Ribeirão Preto e região.

Afirmavam, com a empáfia dos grandes conhecedores dos mistérios do universo, que “não existe mais nenhum empecilho a essa ampliação”, segundo a  fala de um dos pretensos futuros candidatos a prefeito em 2016.

Foi até dada uma data limite para que fosse elaborado o anteprojeto e a licitação da obra: 15 de Setembro de 2015.

A imprensa local, em êxtase, cantou loas a essa noticia, soltaram os foguetes e os rojões, promovendo a festa antecipada. Agora vai! Não foi!

Sempre alertamos a imprensa local que isso não era verdade mas sempre fingiram que não entenderam e estão convencidos de que de tudo sabem.

Em texto anterior caracterizamos muito bem como funciona a imprensa em geral[ii]. Nada de noticias a nosso respeito porque sabem que praticando a omissão da verdade, se faz de conta que não se mente.

É certo que algumas vezes citaram o Movimento Pro Novo Aeroporto mas a exceção à regra apenas confirma a regra.

Na verdade, desde 1997, já são diversas vezes que a previsão de início das obras tem um desanunciamento. A imprensa foi forçada, mais uma vez a publicar  o que ela já sabia, ou seja, o projeto não tem licença ambiental[iii].

E mais uma vez vamos ter que pagar os passeios de nossos politicos a Brasilia, para tomarem um ranguinho e passearem às nossas custas.


O inconformismo quanto à impossibilidade da
licença ambiental da ampliação


Como não foi feita nenhuma licitação, ficaram preocupados e foram até Brasília para saber o porquê de tal leviandade.

Descobriram o que todo o mundo já sabe: É a falta o licenciamento ambiental da obra de ampliação do Leite Lopes.

Que novidade! Só a prefeitura não sabia. Nem a imprensa. Nem o DAESP.

Só nós! Devemos ter uma enorme  capacidade de premonição ou então os defensores da ampliação do Leite Lopes têm certa dificuldade de entendimento. Vamos tentar explicar, de novo e com muita paciência:

A questão é simples: em obras a serem realizadas não se pode recorrer à simples regularização ambiental como intentaram no RRA[iv] mas  sim a um estudo ambiental completo.

Essas regularizações ambientais com que tentaram o licenciamento da ampliação do Leite Lopes não servem para nada porque só podem ser aplicadas em aeroportos com até 600.000 passageiros por ano e o Leite Lopes já superou a marca de 1.000.000[v].

Ou seja, mis uma vez turminha da ampliação do Leite Lopes: Só é possível a ampliação do Leite Lopes com um licenciamento ambiental baseado num EIA-RIMA. E todos os EIA-RIMA’s já feitos foram considerados inadequados.

Sabem porquê, turminha esperta da ampliação do Leite Lopes? Porque um aeroporto decente não cabe onde está o Leite Lopes. Não é um problema ideológico nem político. É físico. É espacial.


Parafraseando o saudoso Professor Corsini, é pura estupidez!

Afinal, com a mesma verba que se dispõem a desperdiçar com o Leite Lopes e com o tempo já desperdiçado com essa insistência  em fazer o que não é possível de ser feito, já poderíamos ter um aeroporto novo, operando e em condições sócio ambientais adequadas.

O problema do aeroporto de Ribeirão Preto tem um viés exclusivamente técnico mas a turminha SLLQC insiste em dar-lhe uma vertente política  de auto promoção de uma administração publica municipal que conseguiu os louros do repúdio popular generalizado.

E só a  administração atual já desperdiçou 7 anos de viagens oba-oba às nossas custas, com holofotes da mídia, para se manter em evidência.

Tempo mais que suficiente para se construir um novo aeroporto.

E tudo isso com o apoio da imprensa local, que salvo as exceções de praxe, dá sustentação a esse plano maquiavélico contra Ribeirão Preto impedindo, a todo o custo, que a região disponha de um aeroporto decente.

Voltamos a alertar à imprensa local: o licenciamento ambiental não sai porque não é possível licenciar uma obra dessas no Leite Lopes. Já tentaram em 1997 e de novo em 2008 e todos os estudos ambientais feitos foram reprovados.

Porque é que insistem em apoiar uma política que sabem que não é viável e é contrária aos interesses regionais?




[ii] http://novoaeroportoribeiraopreto.blogspot.com.br/2015/08/a-midia-e-o-aeroporto-leite-lopes.html
[iv] RRA Relatório de Regularização Ambiental
[v] Resolução 470/15 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) 

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