As obras da ampliação do Leite Lopes vão começar
logo...
quem sabe algum dia!
Em Abril deste ano, nós comentávamos[i]:
Uma turminha, garbosamente já chamada em outras ocasiões
de “força tarefa”, foi
jantar em Brasilia (às nossas custas) e aproveitou para saber como andam as
obras de ampliação do Leite Lopes e que desde 2010 são anunciadas que serão
iniciadas em breve.
Precisavam mostrar serviço porque senão correm o risco
de serem terceirizados. E foram conduzidos pelos feitores de algumas entidades
empresariais exclusivamente interessadas
na ampliação do Leite Lopes e não em um aeroporto novo e decente para Ribeirão
Preto e região.
Afirmavam,
com a empáfia dos grandes conhecedores dos mistérios do universo, que “não existe mais nenhum empecilho a
essa ampliação”,
segundo a fala de um dos pretensos
futuros candidatos a prefeito em 2016.
Foi até dada uma data limite para
que fosse elaborado o anteprojeto e a licitação da obra: 15 de Setembro de
2015.
A imprensa local, em êxtase, cantou
loas a essa noticia, soltaram os foguetes e os rojões, promovendo a festa
antecipada. Agora vai! Não foi!
Sempre alertamos a imprensa local
que isso não era verdade mas sempre fingiram que não entenderam e estão
convencidos de que de tudo sabem.
Em texto anterior caracterizamos
muito bem como funciona a imprensa em geral[ii].
Nada de noticias a nosso respeito porque sabem que praticando a omissão da
verdade, se faz de conta que não se mente.
É certo que algumas vezes citaram o Movimento
Pro Novo Aeroporto mas a exceção à regra apenas confirma a regra.
Na
verdade, desde 1997, já são diversas vezes que a previsão de
início das obras tem um desanunciamento. A imprensa foi forçada, mais uma vez a
publicar o que ela já sabia, ou seja, o
projeto não tem licença ambiental[iii].
E
mais uma vez vamos ter que pagar os passeios de nossos politicos a Brasilia, para
tomarem um ranguinho e passearem às nossas custas.
O inconformismo quanto à impossibilidade da
licença ambiental da ampliação
Como
não foi feita nenhuma licitação, ficaram preocupados e foram até Brasília para
saber o porquê de tal leviandade.
Descobriram
o que todo o mundo já sabe: É a falta o licenciamento ambiental da obra de
ampliação do Leite Lopes.
Que novidade! Só a prefeitura não
sabia. Nem a imprensa. Nem o DAESP.
Só nós! Devemos ter uma enorme capacidade de premonição ou então os
defensores da ampliação do Leite Lopes têm certa dificuldade de entendimento. Vamos
tentar explicar, de novo e com muita paciência:
A questão é simples: em obras a
serem realizadas não se pode recorrer à simples regularização ambiental como
intentaram no RRA[iv] mas
sim a um estudo ambiental completo.
Essas regularizações ambientais com
que tentaram o licenciamento da ampliação do Leite Lopes não servem para nada
porque só podem ser aplicadas em aeroportos com até 600.000 passageiros por ano
e o Leite Lopes já superou a marca de 1.000.000[v].
Ou seja, mis uma vez turminha da
ampliação do Leite Lopes: Só é possível a ampliação do Leite Lopes com um
licenciamento ambiental baseado num EIA-RIMA. E todos os EIA-RIMA’s já feitos
foram considerados inadequados.
Sabem porquê, turminha esperta da
ampliação do Leite Lopes? Porque um aeroporto decente não cabe onde está o
Leite Lopes. Não é um problema ideológico nem político. É físico. É espacial.
Parafraseando
o saudoso Professor Corsini, é pura estupidez!
Afinal, com a mesma verba que se
dispõem a desperdiçar com o Leite Lopes e com o tempo já desperdiçado com essa
insistência em fazer o que não é
possível de ser feito, já poderíamos ter um aeroporto novo, operando e em
condições sócio ambientais adequadas.
O problema do aeroporto de Ribeirão
Preto tem um viés exclusivamente técnico mas a turminha SLLQC insiste em
dar-lhe uma vertente política de auto
promoção de uma administração publica municipal que conseguiu os louros do
repúdio popular generalizado.
E só a administração atual já desperdiçou 7 anos de
viagens oba-oba às nossas custas, com holofotes da mídia, para se manter em
evidência.
Tempo mais que suficiente para se
construir um novo aeroporto.
E tudo isso com o apoio da imprensa
local, que salvo as exceções de praxe, dá sustentação a esse plano maquiavélico
contra Ribeirão Preto impedindo, a todo o custo, que a região disponha de um
aeroporto decente.
Voltamos a alertar à imprensa local:
o licenciamento ambiental não sai porque não é possível licenciar uma obra
dessas no Leite Lopes. Já tentaram em 1997 e de novo em 2008 e todos os estudos
ambientais feitos foram reprovados.
Porque é que insistem em apoiar uma
política que sabem que não é viável e é contrária aos interesses regionais?
[ii] http://novoaeroportoribeiraopreto.blogspot.com.br/2015/08/a-midia-e-o-aeroporto-leite-lopes.html
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