quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

OIA NÓIS AQUI TRAVEZ

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto porque demoraria 10 anos para se construído e que, por isso,  entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.


Tínhamos resolvido dar uma trégua de Natal e Ano Novo aos SLLQC.  Íamos esperar até ao fim do Carnaval mas consideramos que seria muita maldade de nossa parte: os SLLQC poderiam achar que estamos bravos com eles. Não estamos.

A falta de argumentos razoáveis e a desesperança de conseguirem ampliar o Leite Lopes em lugar de se construir o aeroporto que Ribeirão Preto e região precisam e merecem, levou os SLLQC a orquestrarem, novamente, uma campanha midiática do tipo DECOLA RIBEIRÃO, já ultrapassada desde 2005.

É a Fenix renascendo das cinzas mas com as penas chamuscadas

Tentam renovar a  já desgastada estratégia de manipulação da opinião publica para enganá-la com a reconstrução do marketing Papai Noel Leite Lopes Internacional e suas maravilhas idílicas.

Até mobilizaram a Câmara Municipal com uma nova CEE[i] (que nem sabemos se foi implantada ou não) após uma campanha midiática que incluiu as declarações de “personalidades” diversas e seus argumentos “irrefutáveis”.

Argumentos irrefutáveis sim, quando enquadrados no conceito de que a região precisa de um aeroporto internacional. Esta proposição sempre foi a linha de frente da nossa campanha por um aeroporto novo. O que falha na opinião dessas “personalidades bem informadas” é que esse tal aeroporto internacional, de cargas, não cabe no Leite Lopes. Por isso esse aeroporto internacional tem que ser construído em outro lugar.

É só esse pequeno “probleminha”: Falta de espaço. Por isso, todo o arcabouço argumentativo pela ampliação do Leite Lopes tropeça na simples realidade física do espaço disponível. É chato mas a realidade não convive com utopias.

A realidade desconstrói a fantasia

E o argumento de que demora muito tempo para construir um aeroporto novo também já foi para o espaço porque todo esse tempo já passou faz tempo (desde 1995). Mesmo que eles tivessem razão – e nunca tiveram -  já poderíamos estar a operar um aeroporto adequado, já com dez aninhos de vida.

Enquanto isso,  outro municípios já começaram a preparar a implantação de seus aeroportos novinhos em folha, operacionais e com capacidade de ampliação sem riscos socioambientais e dessa forma Ribeirão Preto fica para trás, porque as nossas elites já demonstraram que não têm competência para absolutamente nada.

Incompetência na água e no ar

A prefeitura de Ribeirão Preto está um caos. Algumas prefeituras vizinhas, cujas administrações passadas  apoiavam as pretensões do Leite Lopes ampliado a qualquer custo, também estão um caos.

Administrações incompetentes só podem defender projetos desse padrão.

Precisamos falar do governo estadual e da falta de água para as populações, por descaso durante décadas de enfrentar esse problema anunciado faz tempo?

Administração que não consegue fornecer água à população tem competência para fazer o quê? Ora, é simples, só tem capacidade  para querer ampliar o Leite Lopes, gastando quase o mesmo que gastaria se fosse construir um aeroporto novo.

A capacidade chutemétrica dos “experts”

E o pessoal que afirma aos quatro ventos que Ribeirão está perdendo um bilhão de Reais por ano por falta da internacionalização do Leite Lopes?

Como é que eles chegaram nessa conclusão? Fizeram cálculos matemáticos e altamente científicos? Tem algum memorial de cálculo a respeito? Consultaram algum vidente? Ou foi revelação divina?

Outro dia eles disseram como chegaram nesse valor mágico: supuseram que pelo Leite Lopes seriam exportados 2% das cargas aéreas do Estado de S. Paulo! E como foi que eles chegaram nesse percentual? Chutemetria completa. Nós achamos que eles estão errados porque se fosse um aeroporto decente e apto a receber cargas aéreas, certamente que seria muito mais do que isso.

De qualquer forma, não importa o valor chutado. O valor de um bi de Reais seria para Ribeirão Preto ou seria o movimento geral de cargas e o lucro apenas para os empresários do ramo, que estão pouco se lixando para a cidade e seus habitantes – que somos nós?

Eles teriam o lucro e nós os custos socioambientais e urbanos desse empreendimento.

Para eles um excelente negócio, desde que seja no Leite Lopes. Num aeroporto novo, o lucro não seria para eles mas sim para quem ganhasse uma licitação com mais do que um concorrente.

Pelo menos um tema eles pararam de citar, com base nos “experts em negócios imobiliários”: a tal demanda extraordinária por galpões logísticos não está acontecendo e quem entrou nessa, está se dando mal.

Nem os terrenos públicos do entorno do Leite Lopes colocados á venda pela prefeitura por precinhos de pai para filho atraíram os interessados. É coisa para profissionais e não para “experts”.

  


Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área




[i] CEE Comissão Especial de Estudos

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