SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há
mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para
Ribeirão Preto porque demoraria 10 anos para se construído e que, por
isso, entendem que Só o Leite Lopes a
Qualquer Custo lhes serve.
Tínhamos
resolvido dar uma trégua de Natal e Ano Novo aos SLLQC. Íamos esperar até ao fim do Carnaval mas
consideramos que seria muita maldade de nossa parte: os SLLQC poderiam achar
que estamos bravos com eles. Não estamos.
A falta de
argumentos razoáveis e a desesperança de conseguirem ampliar o Leite Lopes em
lugar de se construir o aeroporto que Ribeirão Preto e região precisam e
merecem, levou os SLLQC a orquestrarem, novamente, uma campanha midiática do
tipo DECOLA RIBEIRÃO, já ultrapassada desde 2005.
É a Fenix renascendo
das cinzas mas com as penas chamuscadas
Tentam
renovar a já desgastada estratégia de
manipulação da opinião publica para enganá-la com a reconstrução do marketing
Papai Noel Leite Lopes Internacional e suas maravilhas idílicas.
Até
mobilizaram a Câmara Municipal com uma nova CEE[i]
(que nem sabemos se foi implantada ou não) após uma campanha midiática que
incluiu as declarações de “personalidades” diversas e seus argumentos “irrefutáveis”.
Argumentos
irrefutáveis sim, quando enquadrados no conceito de que a região precisa de um
aeroporto internacional. Esta proposição sempre foi a linha de frente da nossa
campanha por um aeroporto novo. O que falha na opinião dessas “personalidades
bem informadas” é que esse tal aeroporto internacional, de cargas, não cabe no
Leite Lopes. Por isso esse aeroporto internacional tem que ser construído em
outro lugar.
É só esse
pequeno “probleminha”: Falta de espaço. Por isso, todo o arcabouço
argumentativo pela ampliação do Leite Lopes tropeça na simples realidade física
do espaço disponível. É chato mas a realidade não convive com utopias.
A realidade
desconstrói a fantasia
E o
argumento de que demora muito tempo para construir um aeroporto novo também já foi
para o espaço porque todo esse tempo já passou faz tempo (desde 1995). Mesmo
que eles tivessem razão – e nunca tiveram -
já poderíamos estar a operar um aeroporto adequado, já com dez aninhos
de vida.
Enquanto
isso, outro municípios já começaram a
preparar a implantação de seus aeroportos novinhos em folha, operacionais e com
capacidade de ampliação sem riscos socioambientais e dessa forma Ribeirão Preto
fica para trás, porque as nossas elites já demonstraram que não têm competência
para absolutamente nada.
Incompetência na água
e no ar
A
prefeitura de Ribeirão Preto está um caos. Algumas prefeituras vizinhas, cujas
administrações passadas apoiavam as
pretensões do Leite Lopes ampliado a qualquer custo, também estão um caos.
Administrações
incompetentes só podem defender projetos desse padrão.
Precisamos
falar do governo estadual e da falta de água para as populações, por descaso
durante décadas de enfrentar esse problema anunciado faz tempo?
Administração
que não consegue fornecer água à população tem competência para fazer o quê?
Ora, é simples, só tem capacidade para
querer ampliar o Leite Lopes, gastando quase o mesmo que gastaria se fosse
construir um aeroporto novo.
A capacidade chutemétrica
dos “experts”
E o pessoal
que afirma aos quatro ventos que Ribeirão está perdendo um bilhão de Reais por
ano por falta da internacionalização do Leite Lopes?
Como é que
eles chegaram nessa conclusão? Fizeram cálculos matemáticos e altamente
científicos? Tem algum memorial de cálculo a respeito? Consultaram algum
vidente? Ou foi revelação divina?
Outro dia
eles disseram como chegaram nesse valor mágico: supuseram que pelo Leite Lopes
seriam exportados 2% das cargas aéreas do Estado de S. Paulo! E como foi que
eles chegaram nesse percentual? Chutemetria completa. Nós achamos que eles
estão errados porque se fosse um aeroporto decente e apto a receber cargas
aéreas, certamente que seria muito mais do que isso.
De qualquer
forma, não importa o valor chutado. O valor de um bi de Reais seria para
Ribeirão Preto ou seria o movimento geral de cargas e o lucro apenas para os
empresários do ramo, que estão pouco se lixando para a cidade e seus habitantes
– que somos nós?
Eles teriam
o lucro e nós os custos socioambientais e urbanos desse empreendimento.
Para eles
um excelente negócio, desde que seja no Leite Lopes. Num aeroporto novo, o
lucro não seria para eles mas sim para quem ganhasse uma licitação com mais do
que um concorrente.
Pelo menos
um tema eles pararam de citar, com base nos “experts em negócios imobiliários”:
a tal demanda extraordinária por galpões logísticos não está acontecendo e quem
entrou nessa, está se dando mal.
Nem os
terrenos públicos do entorno do Leite Lopes colocados á venda pela prefeitura
por precinhos de pai para filho atraíram os interessados. É coisa para
profissionais e não para “experts”.
Congonhas em Ribeirão Não!
O Leite Lopes fica como está.
Novo aeroporto em nova área
já
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