quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A TAL SUPERVALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA DO ENTORNO DO LEITE LOPES

A realidade desmascara o Papai Noel Leite Lopes[i]

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto porque demoraria 10 anos para se construído e que, por isso,  entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve.

Ao longo de nossa campanha por um novo aeroporto e que o Leite Lopes fique como está (ou seja, Ribeirão Preto disporia de dois aeroportos, como já acontece com muitas cidades – Bauru, por exemplo) alguns de nossos leitores têm travado um dialogo muito interessante sobre os diversos temas abordados.

Um desses temas tem sido uma tal valorização imobiliária no entorno do Leite Lopes para a construção de galpões logísticos e sempre baseados na opinião de autoproclamados “experts” no assunto, publicadas em reportagens da imprensa local.

Tomamos a liberdade de transcrever trechos de alguns desses diálogos, com omissão dos nomes, embora estejam publicados no blog:

Para não dizerem novamente que é matéria paga no jornal, tive a paciência de pesquisar e confirmar os valores do m2 praticados na região com corretores e Imobiliárias conhecidas da cidade [...]
 e
Desmerecendo seu comentário: JORNAL A CIDADE 19/01/2013
TÍTULO: Galpões disputam entorno do aeroporto de Ribeirão Preto

M
M I. já notou que eles sempre se acham com a razão ?? Para eles todos estão em estado de devaneios, todos são mal informados e que essa procura maior pelos espaços no entorno é pura e simplesmente por causa somente da rodovia.

[...]
Felizmente o Governo de São Paulo está decidido em deslocar a pista e prover condições para que o aeroporto consiga dar seus primeiros passos rumo as operações nacionais e internacionais de carga.
 

M, a rodovia sempre esteve no mesmo lugar e nunca, como agora, a valorização nas proximidades do aeroporto foi tão grande, porque será ?

M
Olha M I. acho que a valorização nas proximidades do aeroporto hummm.... tá meio difícil de responder, mas acho que deve ser pelo Shopping Iguatemi, ou mesmo pela expansão do RibeirãoShopping, ou pelas obras de mobilidade urbana previstas pela Prefeitura (túneis, viadutos, corredores de ônibus etc), ou talvez pela construção do Viaduto Henry Nestlé, também pode ser pela FATEC, ou pelas obras anti enchentes na Jerônimo Gonçalves; olha tá muito difícil de saber, mas acho que não deve ser pela internacionalização do aeroporto não, segundo o Movimento o aeroporto não tem nada haver com isso e está até desvalorizando o que tem perto. Fala sério né ??!! Interessante saber que nesta mesma Via Anhanguera, logo mais ao norte, em Orlândia, não existe esta procura por áreas para galpões, no sentido inverso, logo alí em Cravinhos também não existe esta procura, por coincidência justamente onde existe o LL por perto está tendo esta procura, agora fiquei intrigado!! Quem será que deve estar em estado de devaneios ?? Os que querem o aeroporto internacional (RP e região, em sua maioria absoluta), ou o Movimento que quer preservar todas as favelas e impedir que pessoas consigam condições melhores de vida, apenas porque eles não querem ser desapropriados ??

Para o leigo, todas as alegações feitas são verdadeiras jóias de sabedoria.

Mas a realidade é soberana e não compactua com devaneios. Nem mesmo quando são propagandeados por interessados em promover, mesmo que artificialmente, uma especulação imobiliária.

Abandono de áreas no entorno do Leite Lopes

No entorno imediato do Leite Lopes (e não à distância de 5 km) existem diversos loteamentos de uso industrial aprovados mas totalmente desocupados. Desocupados é uma força de expressão porque na verdade são invadidos por lixo, entulhos, ratos, escorpiões, carcaças de animais mortos e por muitos urubus que vão lá se alimentar.

Um desses loteamentos, próximo à cabeceira da pista, foi ocupado por um assentamento de Sem Teto denominado de Nelson Mandela e que depois foi desocupado pacificamente, no cumprimento de um acordo com os proprietários.



Nenhum lote foi colocado à venda. Se existisse algum tipo de interesse econômico para a construção de galpões tendo como fator de demanda o Leite Lopes, a procura seria grande e certamente que hoje não existiria nenhum lote à venda. E os urubus estariam buscando “boca livre” em outro local.





A tese da valorização imobiliária é posta à prova e é reprovada

Nesse meio tempo, a maravilhosa administração municipal que foi eleita, para enfrentar as grandes dificuldades financeiras até para pagar o salário dos seus servidores, colocou à venda por licitação[ii] inúmeros imóveis (próprios municipais), alguns situados no entorno imediato do Leite Lopes e por 60% de seu valor imobiliário.

Sem dúvida, uma verdadeira pechincha para quem acredita que se trata  uma região em franca valorização imobiliária por causa do galpão logístico situado dentro do Leite Lopes e do “breve” inicio das viagens de cargas internacionais.

Todos os especuladores imobiliários, incluindo os tais “experts” deveriam ter corrido em massa para apresentarem as suas propostas de compra. Deveria ser uma verdadeira maratona!

Pasmem! Não houve nenhuma oferta! Ninguém se interessou!

Isso apenas comprova que a tal internacionalização do Leite Lopes não promove a valorização imobiliária do seu entorno.

Promove apenas o risco socioambiental às populações do entorno, que não são favelados porque compraram os seus imóveis devidamente registrados em cartório (só os SLLQC insistem em chamar essas populações de favelados), e que neles investiram todo o trabalho de suas vidas. Sem falar, é claro nos danos à cidade e também à região por falta de um aeroporto que possa dar-lhe o suporte para o crescimento socioeconômico.

POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ ILUDIDO
CONGONHAS EM RIBEIRÃO, NÃO
NOVO AEOPORTO, EM NOVA AREA, JÁ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário