sexta-feira, 4 de julho de 2014

OS SLLQC ESTÃO TRISTINHOS E INCONFORMADOS

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve, porque demora 10 anos para construir um novo aeroporto.

O jornal A Cidade de 22/06/2014[i] fez uma reportagem bastante extensa e interessante sobre a ampliação do Leite Lopes. Melhor falando, da falta de ampliação do Leite Lopes e transcreveu com maestria o inconformismo e as lamurias dos defensores, a qualquer  o custo, da ampliação do Leite Lopes, a quem denominamos, de SLLQC.

Estão tristes, inconformados e lamentam que os seus devaneios não se realizam. Vejamos os principais:

Perdas da ordem de 1 bilhão de reais/ano

Segundo a FIESP/CIESP as perdas de lucros são da ordem de 1 bilhão de Reais/ano (=83 milhões de Reais/mês). Como o movimento de cargas em janeiro deste ano foi quase de 62 toneladas, teríamos então um movimentaço de R$1.340,00 por quilo transportado!

Como as exportações/importações aéreas são feitas no Leite Lopes usando-se as viagens comuns para Viracopos ou Cumbica (onde se concentram as cargas internacionais) não será por termos um aeroporto pseudo cargueiro que vai alterar essa configuração. Fica, portanto, meio dificil de entender como é que esse fato irá aumentar o transito de cargas aéreas na região se elas já são normalmente transportadas.

Há algum tempo atrás, especialistas em negócios garantiam que a estadia da seleção francesa em Ribeirão Preto iria atrair mais de 10.000 franceses. Além dos membros da seleção e de alguns jornalistas, não veio francês nenhum.

Será que os tais 1 bi de prejuízos estimados pela falta do Leite Lopes ampliado são o resultado dos mesmos especialistas que estimaram a vinda  dos tais 10.000 franceses?

Os jornalistas franceses chegaram e, apenas em poucos dias, logo perceberam que as elites canavieiras daqui não passam de simplórios provincianos. 

Essa também é a nossa tese faz tempo e mostramos como argumento Bauru: tem dois aeroportos e o novo permite futuras expansões sem problemas sócios ambientais e técnicos. Fruto da luta das verdadeiras elites dessa cidade, com visão de futuro. Visão cosmopolita e não de provinciano.

Antes que esqueça: O aeroporto de  Bauru-Arealva tem um movimento de cargas aéreas maior que o Leite Lopes.

A falsa divulgação de que o projeto de ampliação do Leite Lopes já estava aprovado e tudo pronto para o inicio das obrasm, em 2011!

Mas a noticia continua:

Com base no Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) que verifica questões ambientais e legais para a expansão e melhoria, a empresa projetista enviou quatro cenários que poderiam ser feitos no local. A SAC, no entanto solicitou uma quinta opção”

Gente! Que vergonha! Tanto o governador quanto a prefeitura e o DAESP afirmando que a partir de tal mês (julho de 2011) as obras estariam começando com término estimado para tal data, porque tudo já estava pronto e aprovado. E hoje ainda não tem nenhum projeto aprovado!

Antes que esqueça: só tem projetos reprovados desde 1997!

E os SLLQC que sempre acusaram o Ministério Público e o nosso Movimento de estarmos “astrapalhando o progréssio” na verdade o que atrapalha o desenvolvimento de Ribeirão e região é a insistência  irresponsável de tentar ampliar o que não pode ser tecnicamente ampliado.

Opinião dos técnicos do Movimento, opinião dos técnicos em aeroportos, opinião do Ministério Público, opinião do Judiciário que proibiu essa ampliação e também da Secretaria da Aviação Civil.

Mais 4 projetos reprovados além da reprovação do EIA-RIMA e de todos os projetos subsequentes, inclusive o do RRA[ii]. Desde 1997! Haja persistência!

Mas quem é que apoia esse absurdo, já comprovadamente insano de ampliação do Leite Lopes em lugar de se proceder à construção de um novo aeroporto decente e seguro, sem problemas sócioambientais e apto a receber todas as ampliações futuras?

Os defensores históricos da ampliação do Leite Lopes merecem entrar no Livro dos Records (Guiness) como os maiores sem-noção do planeta.

Sempre novos custos nos intermináveis projetos apresentados no decorrer dos anos, aproximam-se dos custos de um aeroporto novo e muito maior

Mas, tem mais ainda:

Mesmo a SAC, dizendo que não sabe quanto ai custar o “novo” Leite Lopes ...[estima-se que] as intervenções vão custar 413 milhões ...

Assim não dá gente!!!! Fica complicado! A cada inovação o custo passa de cento e poucos milhões para mais de quatrocentos milhões. Alguma coisa está errada.

O projeto de aeroporto para S. Roque[iii], pretendido pela iniciativa privada, numa área de 2000 hectares (11 vezes maior que a do Leite Lopes) com 2 pistas com 2500 e 2000 metros (Leite Lopes apenas com uma, curta, de 2100 metros). Custo previsto: 1,2 bi – ampliação do Leite Lopes: 0,5 bi

É o resultado de querer transformar um fusquinha 66 num porche!

O estranho é que se for verdadeiro que o lucro perdido pela não ampliação do Leite Lopes é de 1 bilhão por ano, desde 2008, já se vão 6 bi de prejuízo ou seja, se a iniciativa privada em Ribeirão Preto tivesse realmente alguma iniciativa, ela mesmo já teria construído um aeroporto novo, muito maior, ao preço de 1,2 bi! E já estariam no lucro!

Os franceses estão certos e têm uma visão bem aguçada: aqui na cidade, por ocasião da Copa, jornalistas franceses, apenas com alguns dias de contato com as nossas pseudo-elites locais e canavieiras, logo as qualificaram como provincianas e burguesas.

Esses provincianos burgueses não conseguem entender que Ribeirão Preto e região já constituem uma região metropolitana e por isso devem dispor de um aeroporto adequado ao seu desenvolvimento e o Leite Lopes não serve.

Felizmente, ano que vem teremos um novo  Governo do Estado e a novela da ampliação do Leite Lopes acaba e começamos a trabalhar sério por um aeroporto novo. 

POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ ILUDIDO

Diga Sim a revogação da Lei do Uso do Solo
Diga Não à ampliação do Aeroporto e desvalorização das casas
Nas eleições de 2014  e 2016:
Diga Não aos candidatos que “vendem” o Papai Noel Leite Lopes










[i] http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,963515,Ampliacao+do+Leite+Lopes+nao+decola.aspx
[ii] RRA Relatório de Regularização Ambiental
[iii] http://br.financas.yahoo.com/noticias/sac-autoriza-constru%C3%A7%C3%A3o-aeroporto-s%C3%A3o-195400660.html

2 comentários:

  1. Sabem porque não existem mais comentários neste site de gente pequena com complexo de gente grande : Porque é perder tempo !!!

    Não respeitam a opinião dos outros, se acham os donos da verdade só vocês é que estão certos; não perdem por esperar ...

    ResponderExcluir
  2. Tristinhos e inconformados são vcs que vão ficar, depois não adianta esperniar, vou dar muita risada disso. Veja que essa campanha para mudar a Lei de Uso do Solo, vcs nem conseguem uma linha no jornal. Agora!! Se vcs conseguirem a construção de um novo aeroporto, vou aplaudir apenas pelo aeroporto, não pelos argumentos, que diga-se de passagem, são fraquíssimos.

    ResponderExcluir