domingo, 27 de julho de 2014

MÁS NOTICIAS PARA OS SLLQC: Já começou a nossa campanha de conscientização das comunidades do entorno do Leite Lopes

SLLQC É o grupo de pessoas e de entidades que, há mais de 15 anos, insistem em não deixar construir um aeroporto novo para Ribeirão Preto e que entendem que Só o Leite Lopes a Qualquer Custo lhes serve, porque demora 10 anos para construir um novo aeroporto.

As eleições estão começando e nenhuma obra pode ser contratada para a ampliação do Leite Lopes, na ridícula pretensão de querer transformá-lo num aeroporto internacional e de cargas internacionais com uma pistazinha de aeroclube melhorado.

E então, acabadas as eleições começam as obras? Não! Pela simples razão de que não têm nenhum projeto aprovado, embora achem que a aprovação de um Relatório de Regularização Ambiental (RRA) já resolveu o problema.

Ampliação de aeroporto exige um Estudo de Impacto Ambiental porque é exigência de Lei. E essa exigência faz parte do processo judicial em curso.

E depois, mesmo supondo que consigam aprovar essa ampliação com o RRA podem começar as obras? Também não, porque o assunto ampliação está sendo discutido no judiciário.

É, na verdade, uma discussão inútil porque já se passou o tempo suficiente para se construir um aeroporto novo e Ribeirão dispor de 2 aeroportos que deem sustentação ao desenvolvimento regional. Preferem impedir essa nova construção para insistirem na ampliação ao custo de um aeroporto novo e moderno.

É sempre assim. Como não conseguem passar por cima da legislação e para não serem considerados ineficientes, em época eleitoral querem mostrar serviço, chegando na mídia chorando pitangas do lucro que não conseguem ter e sempre afirmando que logo mais as obras de ampliação vão começar. É o que chamamos de aeroporto eleitoreiro.

Os franceses que aqui estiveram durante a copa perceberam logo de cara que essa turma que se acha dona de Ribeirão não passa de um clube de provincianos burgueses. Os azuis estavam certos!

Mas e o que é que o povão pensa a esse respeito? Depois de tantos anos de propaganda via mídia cooptada mais as campanhas das benesses do Papai Noel Leite Lopes[i], o Movimento Pro Novo Aeroporto e o Movimento Pro Cidadania e Moradia foram até ao povo e fizeram uma pesquisa de campo.

Nessa pesquisa foram tomadas as medidas seletivas de que a totalidade (100%) dos entrevistados fosse de moradores do entorno do Leite Lopes e foi realizada em pontos de venda do comercio local nas Av. Recife e Av. João Pessoa.

O resumo da pesquisa e do questionário está descrito abaixo, ressaltando que as respostas foram livres e espontâneas.

Acha que o seu bairro é de uso
Conhece a lei de Uso do Solo em vigor?
Esta nova lei de Uso do Solo pode
residencial
15%
conhece       
5%
prejudicar
75%
industrial
5 %
Não conhece
95%
ajudar
20%
misto
80%


É indiferente
5%
Ampliação do Leite Lopes:
vc é
O aeroporto internacional deve ficar


A favor
30%
Nesta área
40%


contra
50%
Outra área
55%


indiferente
20%
indiferente
5%



Após as respostas de cada entrevistado, era-lhe explicado  a situação real, com o texto da lei de Uso e Ocupação do Solo alterada para beneficiar os interesses ligados à ampliação do Leite Lopes incluindo o mapa onde era verificado se o entrevistado era ou não morador nas zonas afetadas.

Sem se importarem com os moradores do entorno do aeroporto, o poder municipal, a serviço dos interesses dos SLLQC, numa revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, transformou toda uma região que era de uso misto, (residencial e de pequeno comercio e industria), em uso industrial. Foi uma canetada só, sem perguntar às pessoas que lá moram faz gerações, se isso seria do interesse delas. Um ato imperial embora, digam, legal. E, o pior de tudo, chamaram a tudo isso, de cidade aeroportuária!

Foi um ato impróprio, imoral, de falta de respeito e que retratou a  total indiferença do poder econômico para com a população.

Por isso, indignação foi o sentimento externado pela maioria das pessoas entrevistadas quando entenderam que o tal Leite Lopes Internacional milagreiro era um embuste e apenas serve para atender a interesses econômicos de alguns setores, levando grande prejuízo, material, cultural e de bem estar e cidadania para as populações do entorno.

Foi um grande dia para a conscientização da cidadania da população local, diretamente afetada pela  insensatez desse projeto de ampliar o Leite Lopes em prejuízo sócio ambiental dessas comunidades, em prejuízo da segurança aeroportuária e contrariando o desenvolvimento regional.



O olho no olho com as pessoas, verdadeiro trabalho de formiguinha, sem a interferência da mídia cooptada e sem a propagada enganosa das “otoridades”, produz efeitos salutares na cidadania. Resultado positivo: os entrevistados foram vacinados contra a desinformação e a manipulação da opinião pública e trancamos a Janela de Overton.

Esse trabalho inicial forneceu-nos as bases para a continuação de nossa campanha de conscientização de todo o entorno do aeroporto. Campanha que já está em curso, a pleno vapor e com bom aceite pela população.

Por isso é que

POVO ESCLARECIDO JAMAIS SERÁ ILUDIDO

E então podemos nos dedicar a

Diga Sim à revogação da Lei do Uso do Solo
Diga Não à ampliação do Aeroporto e desvalorização das casas

E para isso não podemos esquecer que nestas eleições de 2014 

Diga Não aos candidatos que “vendem” o Papai Noel Leite Lopes



[i] O nome oficial dessa máquina de propaganda foi o de Agenda Positiva, no ano de 2000. As promessas apresentadas para justificarem as vantagens do Leite Lopes ampliado foram tão infanto-juvenis que os representantes das comunidades abandonaram as reuniões. Aí nasceu o termo Papai Noel Leite Lopes

Um comentário:

  1. Bela b.... essa campanha que vcs estão fazendo. Nossa, tô tão preocupado, acho que nem vou dormir direito !!

    ResponderExcluir