domingo, 2 de fevereiro de 2014

Movimento participa de passeata de protesto em apoio da luta por moradia

Ação de Campo: Movimento participa de protesto popular em favor da luta por moradia


Organizado pelo Movimento Pró Moradia e Cidadania e entidades parceiras como o Movimento Pro Novo Aeroporto, ocorreu nesta 3ª feira (dia 28/01),  passeata de protesto para mostrar à população a falta de dialogo da atual administração com as reivindicações legitimas dos movimentos pela Moradia Popular.

Cerca de 100 manifestantes reuniram-se na Praça XV e foram em caminhada  até à sede da administração municipal no Palácio Rio Branco, brandindo cartazes e faixas e cantando marchas de protesto e palavras de ordem. Entre outras: “Darcy, cadê você?”.

Ao longo da passeata, a solidariedade e a anuência da população com os manifestantes foi espontânea.

O objetivo da manifestação foi escancarar a todos e exigir as  respostas para 3 questionamentos já formulados anteriormente à Prefeitura e que esta, por puro descaso, não respondera  no prazo que ela mesmo tinha definido:

01 - Falta de reunião do Conselho Municipal de Moradia Popular;

02 – Explicações do porquê da remoção somente parcial da Comunidade João Pessoa;

03 – Indicação de área da Prefeitura para permuta com a área da União a ser doada para implantação de  Projeto de Moradia.

A pauta tinha tudo a ver com a questão do aeroporto pois a área doada pela União não pode ser utilizada para construção de moradias devido  a atual administração e vereadores aliados terem transformado, através da lei 2505/2012, a área que antes era de uso misto para uso industrial para atender aos interesses ligados à ampliação do aeroporto.

Também a remoção da comunidade João Pessoa foi parcial pois entendemos que visou somente a expansão lateral do aeroporto, configurando claro processo de limpeza e exclusão social.

Lideranças da Comunidade João Pessoa e do Movimento Pró Novo Aeroporto usaram da palavra e denunciaram várias vezes estas questões.

Digno de nota foi a imprensa por ter dado cobertura ao evento (destaca-se a citação do Jornal a Cidade que colocou  a habitação como uma das quatro turbulências porque passa no momento a atual administração Darcy Vera) e a Policia Militar por ter garantido a segurança dos presentes em meio ao trânsito.

Terminado o evento  a atual administração continuou sem respostas o que confirmou seu desinteresse com os problemas de moradia popular.
Ficou marcada nova concentração no Teatro Pedro II no dia 4/02, às 16H00 para nova passeata até à Prefeitura.

E assim vai ser até que a prefeitura assuma as suas responsabilidades sociais e receba os manifestantes.

Mesmo ainda sem as respostas as lideranças organizadoras do evento fizeram uma balanço positivo face ao otimismo e vibração da participação popular e da aprovação pelas pessoas que circulavam pelo local da passeata.


A pauta das reivindicações







Respostas da Prefeitura: Portas fechadas para o Povo





Nenhum comentário:

Postar um comentário