domingo, 14 de outubro de 2012

AÇÕES DE CAMPO DO MOVIMENTO PRO NOVO AEROPORTO - 2012

AÇÕES  DE CAMPO DO MOVIMENTO PRO NOVO AEROPORTO
2012

Mesmo durante esta campanha eleitoral o Movimento Pro Novo Aeroporto manteve  as suas ações de campo de conscientização das comunidades e na desconstrução da imagem de que a ampliação do Leite Lopes é possível, viável e inevitável.

Entre as nossas atividades de campo, as palestras ocupam uma ação preferencial  nas quais fazemos questão de demonstrar a extraordinária capacidade de manipulação da mídia em promover uma idílica e cor-de-rosa versão de um Leite Lopes internacional e de esconder a existência do Movimento e seus fundamentos.

Mostramos aquilo que a linguagem oficial e midiática esconde da população, que fica à mercê do mascaramento da realidade pela manipulação da opinião pública.

Este ano, além de Associações de Moradores e outras entidades, focamos nossas palestras nas Universidades de Ribeirão Preto, nas áreas do Direito e Serviço Social e neste segundo semestre daremos ênfase para as áreas de Economia, Engenharia e Arquitetura.

O nosso foco principal está em demonstrarmos tecnicamente a impossibilidade de que o Leite Lopes possa ser, efetivamente, um aeroporto cargueiro, por falta de pista com o comprimento adequado. Dessa forma as pessoas se questionam quais as razões dos setores que insistem no puxadinho  transformando o Leite Lopes num aeroporto tão inseguro quanto o de Congonhas em São Paulo, em lugar de se construir um aeroporto novo?

Percebem que algo de estranho existe nesta insistência.

Na hipótese da aprovação do puxadinho, a pista só permitiria o pouso de aviões com carga completa na origem, distante o suficiente para permitir a perda  de parte significativa do peso ao gastarem combustível durante o trajeto,  mas que nas decolagens para vôos diretos, os aviões não conseguiriam levantar vôo com carga completa e tanque cheio.  

Os participantes percebem a impossibilidade de que o Leite Lopes possa ser  um aeroporto Internacional de Cargas e seria necessário criar uma nova nomenclatura: Leite Lopes aeroporto Internacional de  Descargas.

 



Desconstruída a imagem romanesca que a mídia e os governos estadual e municipal tentam passar à comunidade, passamos a mostrar  as bases ideológicas e as implicações econômicas desse projeto insano do puxadinho e que tem como principal objetivo a sua privatização às custas do erário público e das poupanças de toda uma vida  das famílias que serão dilapidadas quando forem desapropriadas .

A exemplo do que usualmente ocorre no Brasil, por meio de laudos inadequados, estas desapropriações são indenizadas por valores muito abaixo do justo, ou seja, toda a poupança e sacrifícios de uma vida de trabalho serão desfeitos só porque as famílias do entorno ao aeroporto construíram as suas casas na atual zona 1 de ruído. Também as famílias situadas na zona 2 de ruídos também serão prejudicadas por não poderem mais usar seus imóveis com finalidade residencial.

Se fosse intenção do poder publico pagar o justo, ficaria inviável justificar economicamente a ampliação e seria óbvia a  necessidade de construir um novo aeroporto.

Mostramos também que essas famílias passaram a ter essa ocupação como sendo irregular somente a partir de 1984, quando o zoneamento de ruídos foi estabelecido em cima dos bairros, já consolidados desde a década de 40,
ficou caracterizado que o aeroporto é o invasor e não o contrário, como insistem  em desinformar a população.

Esta invasão pode parecer que é legal porque foi implantada pelos chamados órgãos públicos responsáveis, seguindo os chamados trâmites legais. Mas não foi.  Faltou o estudo de Engenharia (EIA-RIMA) que deveria ter sido feito e que certamente teria indicado a necessidade de construir um novo aeroporto.  A aplicação do Zoneamento de Ruídos sobrepondo-se aos direitos de cidadania de urbanizações consolidadas, não foi um ato ilegal mas sim um ato de prepotência de um poder público irresponsável que sempre opta pelo “mais baratinho e mais rapidinho”.

No processo de desfavelamento implantado pela atual administração municipal visou apenas  a regularização do aeroporto  e não a dignidade das pessoas, das famílias e das comunidades, ficou evidente a crueldade como as populações mais carentes foram tratadas, excluídas de qualquer plano de moradia popular que nunca foi implantado. Algumas famílias simplesmente expulsas, outras para bairros distantes sem escola e sem postos de saúde, nem centro comercial. Toda uma remoção improvisada, sem respeito à cidadania.

Com todas estas informações, os participantes começam a se questionar:
Qual é a verdade por detrás do Processo de Desfavelamento?

A verdade começa a emergir da desinformação midiática e começa-se a divisar que  tudo isso serve apenas para beneficiar campanhas políticas de quem não tem política nenhuma e que infelizmente estão disputando entre si o direito de continuarem a maltratar os menos favorecidos desta cidade, em beneficio de uma minoria que usa a cidade como sendo apenas uma fonte de negócios, provedora de grandes lucros mascarados de desenvolvimento econômico, como, por exemplo, os envolvidos na almejada privatização do Leite Lopes Puxadinho.

Mostramos tudo isso e o que mais nos emociona é o abrir dos olhos dos participantes, incrédulos de que isso possa acontecer à frente de todos e que  a imprensa se mantém omissa, mas que se rendem à realidade dos fatos. Ficam estarrecidos com as declarações de moradores do entorno do Leite Lopes que são conscientes e que não se deixam levar pelo golpe Papai Noel Leite Lopes.

Em todos os atos do qual o Movimento Pro Novo  Aeroporto participa é passado um abaixo assinado especifico para entrega  às ditas autoridades municipal e estadual, manifestando a repulsa pelo puxadinho e exigindo um aeroporto novo, em nova área.

Mesmo com o resultado eleitoral absolutamente desfavorável à cidade e à cidadania, que resultou numa Câmara Municipal tão ruim ou pior que as últimas existentes e que continuará sendo dócil e submissa ao Executivo e num 2º turno com alianças ainda mais estrambólicas que as do 1º turno,  o Movimento Pro Novo Aeroporto é um movimento essencialmente com base popular e continua com a sua campanha porque sabe que

Povo Esclarecido Jamais será vencido


CONGONHAS EM RIBEIRÃO, NÃO!!!
Por isso
O LEITE LOPES FICA COMO ESTÁ
NOVO AEROPORTO, EM NOVA ÁREA, JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário