terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Protesto na folia

.
Matéria publicada no jornal Gazeta de Ribeirão em 31/01/2008

Bloco protesta contra aeroporto no Carnaval

Para muita gente, o Carnaval é um período de festa e alienação. Mas não para um grupo de moradores do entorno do aeroporto Leite Lopes, que decidiu fazer da folia um novo canal para passar sua mensagem de protesto.

Neste ano, pela primeira vez o bloco Unidos do Complexo Aeroporto sairá na avenida, acompanhando um samba-enredo que expressa “indignação” dos moradores diante da possibilidade de se internacionalizar o aeroporto e, por conseqüência, de serem obrigados a deixar casas para desapropriação. "O Aeroporto Leite Lopes nós queremos em Ribeirão, mas minha comunidade no Leite Lopes não quer não", diz a letra.

"Não temos creche, querem nos tirar do entorno do aeroporto. É desse descaso que vamos falar na avenida", disse Ruy Gabriel da Silva, um dos organizadores.

Segundo ele, o barulho não pára por aí: a intenção é transformar o bloco em miniescola de samba.

O Unidos do Complexo Aeroporto sairá na terça-feira cantarolando o samba de protesto - serão 200 abadás revestidos de jornal - e num carro alegórico com um avião simbolizando o tema do desfile. A bateria, composta por 40 instrumentos, foi reformada, mas a verba da prefeitura, R$ 900, só custeou parte das despesas.

Segundo ele, além dos moradores, o bloco contará com reforço de membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do movimento Ciranda da Educação e integrantes de Guaíra. 

Fonte: Jornal Gazeta de Ribeirão – 31 jan 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário