A União acaba de vender 4 aeroportos maiores que o Leite Lopes por 930
milhões de Reais em média. Alguns "especialistas" que apoiam a
ampliação do Leite Lopes afirmam que construir um aeroporto novo custa muito
caro: mais de um bi. Se a venda de um inteirinho é de 960 milhões, como
pode um novo custar um bi?
E, se para fazer a ampliação do Leite Lopes vai custar entre 400 e 600
milhões dentro da área urbana, será que não seria mais eficiente construir um
novo pela bagatela de 930 milhões, em área não urbana, sem causar nenhum dano
socioambiental e urbanístico à cidade? Será que Ribeirão Preto e a região
metropolitana não merecem esse investimento?
Ou será que estão pensando em gastar dinheiro público, entre 400 e 600
milhões de Reais, para dar um banho de loja no Leite Lopes para depois o
leiloarem por uma bagatela para a tal iniciativa privada?
Aeroportos
são arrematados por 3,72 bi
Primeiro leilão de concessão do atual Governo ocorreu nesta manhã
Brasília, 16 de março de 2017 – Os quatro aeroportos leiloados hoje (Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram arrematados pelo valor total de R$ 3,72 bilhões, com ágio médio de 93,75%* em relação aos R$ 3,01 bilhões estabelecidos pelo Governo. As quatro propostas vencedoras, somadas, representam a maior contribuição fixa ao sistema aeroportuário.
Primeiro leilão de concessão do atual Governo ocorreu nesta manhã
Brasília, 16 de março de 2017 – Os quatro aeroportos leiloados hoje (Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram arrematados pelo valor total de R$ 3,72 bilhões, com ágio médio de 93,75%* em relação aos R$ 3,01 bilhões estabelecidos pelo Governo. As quatro propostas vencedoras, somadas, representam a maior contribuição fixa ao sistema aeroportuário.
Após o resultado do
certame, o diretor-presidente da ANAC, José Ricardo Botelho, ressaltou a
relevância do processo de concessões aeroportuárias para alavancar
investimentos e trazer concorrência para oferta de serviços diferentes e com
maior qualidade. “A concessão desses quatro aeroportos resultará na gestão
privada terminais que representam 12% do total de passageiros processados nos
aeroportos do país, o que significa que, 59% dos passageiros do país serão
processados nos 10 aeroportos concedidos”, informou.
Os consórcios
vencedores deverão pagar 25% do valor da outorga mínima acrescido do ágio
ofertado na assinatura do contrato, previsto para o início de agosto. O
restante (75% da outorga) será recolhido em favor do Fundo Nacional de Aviação
Civil (FNAC) em parcelas anuais, a partir da data de eficácia do contrato.
Serão corrigidas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IBGE), de acordo
com o prazo de concessão de cada aeroporto.
O Aeroporto
Internacional de Salvador (BA) foi arrematado pela Vinci Airports (operadora
aeroportuária francesa), por R$ 1,59 bilhão, com ágio de 113% maior que o valor
estipulado, de R$ 1,240 bilhão.
O vencedor do
Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS) foi a Fraport AG Frankfurt Airport
Services, da Alemanha, apresentou oferta final de R$ 382 milhões, montante 852%
superior ao valor mínimo de outorga (R$ 123 milhões).
O Aeroporto
Internacional de Fortaleza (CE) também foi arrematado pela operadora alemã
(Fraport AG Frankfurt Airport Services) por 1,505 bilhão, valor 18% maior que a
outorga mínima (R$ 1,44 bilhão).
O vencedor do
Aeroporto Internacional de Florianópolis (RS) foi a operadora suíça Zurich
International Airport AG, que apresentou oferta final de R$ 241 milhões,
montante 58% superior ao valor mínimo de outorga (R$ 211 milhões).
O leilão, realizado pela ANAC e
operacionalizado pela BM&FBOVESPA, durou cerca de duas horas e foi
disputado pelos três operadores aeroportuários estrangeiros. A disputa pelos
quatro aeroportos ocorreu de forma simultânea, para estimular a competição.
Os investimentos
previstos para os quatro aeroportos são da ordem de R$ 6,613 bilhões.
Destacam-se nesse montante aportes para ampliação dos terminais de passageiros
(exceto Florianópolis, que terá um novo terminal), dos pátios das aeronaves e
das pistas de pouso e decolagem. Também estão previstos o aumento do número de
pontes de embarque e a dos estacionamentos de veículos.
Próximos passos
17/03/2017 – Abertura de documentos de habilitação apenas das
proponentes classificadas em primeiro lugar
13/04/2017 - Publicação da ata de julgamento relativa à análise dos documentos de habilitação da proponente classificada em primeiro lugar
25/04 a 02/05/2017 - Prazo para interposição de recursos
23/05/2017 - Publicação do julgamento dos recursos
30/05/2017 - Homologação do resultado e a adjudicação do objeto pela Diretoria da ANAC
28/07/2017 - Convocação para celebração do contrato de concessão de cada aeroporto
Prazos de concessão - Os prazos das concessões são diferenciados por aeroporto: 30 anos para Viracopos, 25 anos para Porto Alegre(RS) e 30 anos para Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Os contratos só poderão ser prorrogados uma única vez, por cinco anos.
13/04/2017 - Publicação da ata de julgamento relativa à análise dos documentos de habilitação da proponente classificada em primeiro lugar
25/04 a 02/05/2017 - Prazo para interposição de recursos
23/05/2017 - Publicação do julgamento dos recursos
30/05/2017 - Homologação do resultado e a adjudicação do objeto pela Diretoria da ANAC
28/07/2017 - Convocação para celebração do contrato de concessão de cada aeroporto
Prazos de concessão - Os prazos das concessões são diferenciados por aeroporto: 30 anos para Viracopos, 25 anos para Porto Alegre(RS) e 30 anos para Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Os contratos só poderão ser prorrogados uma única vez, por cinco anos.
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