domingo, 21 de novembro de 2010

Forças vivas de Florianópolis conseguem novo aeroporto


.
O futuro aeroporto de Florianópolis e o Leite Lopes que querem impor a Ribeirão Preto

Florianópolis, capital de Santa Catarina, tem 480 mil habitantes e Ribeirão Preto, mais de 600 mil. Ambas são cidades ricas e com grandes potenciais; são polos regionais. A diferença está nas suas lideranças e isso fica muito claro quando comparamos as respectivas atitudes em relação à porta da cidade, chamada de aeroporto, como podemos ver na matéria abaixo do jornal Diário Catarinense, de 06/05/2010.

Novo aeroporto de Florianópolis deve ficar pronto em março de 2014

Florianópolis terá um novo aeroporto internacional em março de 2014, meses antes do início da Copa no Brasil. O prazo foi anunciado nesta quinta-feira durante a assinatura de um acordo de cooperação entre governo do Estado, prefeitura de Florianópolis e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O investimento soma R$ 436 milhões.


Um novo Hercílio Luz será construído no lado oposto onde está o atual aeroporto, no Sul da Ilha. As obras de infraestrutura aeroportuária serão custeadas pela Infraero, estatal que administra 67 aeroportos no país. Tudo será novo: terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de taxiamento, prédio para secção contra-incêndio, estacionamento para carros e demais edificações complementares ao terminal.

Caberá ao governo do Estado a ampliação das vias de acesso, entre a Via Expressa Sul e o sistema viário interno do novo terminal, além de ampliação de infraestrutura básica como água, saneamento, energia elétrica e telecomunicações. O governador Leonel Pavan explica que serão negociados terrenos com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Celesc e o governo. 

A prefeitura contribuirá com a cessão de terrenos já desapropriados para a ampliação da via de acesso, desapropriação de áreas que faltam e revisão do plano diretor do aeroporto. O prefeito Dário Berger afirmou que, em seis anos, a prefeitura realizou 70% das desapropriações necessárias e alterou o traçado original da via de acesso por sugestão do Ibama.
 

Projeto 

O projeto de engenharia começou a ser feito em 4 de janeiro de 2010 e deve ser concluído em agosto. Depois será elaborada a licitação, que dura entre seis a oito meses, para então dar-se início às obras, previstas para maio de 2011. Calcula-se a conclusão para março de 2014. [1] Uma vez terminado o novo aeroporto, a estrutura atual do Hercílio Luz será utilizada para aviação executiva. [2]

Em 2009, passaram pelo aeroporto 2,1 milhões de passageiros, 1 milhão a mais do que a capacidade. O novo terminal, que deve suportar 2,7 milhões de pessoas por ano, poderá ser ampliado assim que a obra terminar, como explica o presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa. 

- Do jeito que está, o projeto atende a demanda prevista para 2020. Mas pode ser ampliado de acordo com a necessidade — afirma Barbosa, que vê o fluxo de passageiros crescer 3% ao ano nos aeroportos brasileiros e acredita que será preciso dobrar a estrutura aeroportuária em oito anos. 

Barbosa acrescentou que há planos de se fazer um novo terminal de cargas para o Hercílio Luz, mas que ainda não há projeto.

Novo terminal 

O desenho do novo terminal, que terá o formato de uma asa de avião, foi elaborado pelo arquiteto paulista Mário Bizelli, que venceu um concurso público em 2004. De lá para cá, é grande a esperança de que o projeto saia do papel. Tanto o prefeito quanto o governador se comprometeram em colaborar para entregar a obra "o mais rápido possível". 

Maquete do novo Hercílio Luz (Foto: Divulgação)
Clique na figura para ampliar
O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Alaor Tissot, diz que se "arrepia" quando falam em obras perto de eleições. Ele lembra que desde 1982 briga por um aeroporto adequado à Capital de um Estado com forte potencial turístico e industrial. [3]

Desde 2002, quando começaram as discussões sobre um novo aeroporto, Tissot contou quatro ampliações no terminal atual. Mesmo assim, diz acreditar que o projeto vá finalmente sair.

As datas para entrega da ampliação do Hercílio Luz mudaram sucessivas vezes. Até 2008, projetava-se a conclusão para 2010, até que em novembro daquele ano, a data foi adiada pela Infraero para 2012. Há pelo menos sete anos, o aeroporto opera acima da capacidade nos horários de pico.

Comentários:

[1] O novo aeroporto de Florianópolis será construído em menos de 3 anos! Talvez seja um aeroportozinho feito de sapê e pau a pique, já que os “especialistas” que assessoram a prefeitura de Ribeirão Preto e outras entidades apoiadoras do “Leite Lopes a Qualquer Custo” garantem, com base na chutemetria manipuladora, que um aeroporto internacional demora, pelo menos, dez anos para ser construído.

[2] Sábia decisão. Como em Florianópolis, com a construção de um novo aeroporto, o Leite Lopes passaria a ser utilizado para aviação executiva. Essa é a nossa proposta desde 1995.

[3] O Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (qual seria o equivalente a essa Federação no estado de São Paulo?) luta por um aeroporto adequado desde 1982, enquanto que aqui em Ribeirão Preto desde 1995 a população ainda luta, e muito, por um aeroporto novo. E esse movimento popular junto com as forças realmente vivas da cidade são chamadas pelos representantes das elites locais de estarem contra o progresso e o desenvolvimento. Que diferença de lideranças!
 
Ao observarmos a foto com a maquete do futuro aeroporto de Florianópolis e depois compararmos com o Leite Lopes - que deixa as nossas elites em estado de êxtase místico - no qual os passageiros continuarão a embarcar e desembarcar debaixo de chuva, com pés molhados e ainda ter que usar escadas, vê-se que no outro os passageiros acessam as aeronaves tranquilamente por meio de pontes móveis e com todos os direitos de acessibilidade garantidos.

Um aeroporto que dignifica Florianópolis. Se um aeroporto é o portal de entrada de uma cidade, para os passageiros internacionais o Leite Lopes será o portal de quê?

As nossas elites acham que Ribeirão Preto não merece um portal de entrada digno da capital de um polo regional economicamente importante.

Por isso, insistimos: o Leite Lopes fica como está e um aeroporto novo Já!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário